Foi finalizada neste Domingo a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. São seis as equipes que já bateram o martelo e estão garantidas a próxima fase: São elas. Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra. Oito estão fora, sem registrar surpresa e exatamente dentro do esperado. Vão embora: Egito, Arábia Saudita, Marrocos, Peru, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polônia.
Destaque para o sofrimento argentino que não depende apenas de si, e a própria Seleção Brasileira e a Seleção da Alemanha que se esperava que obtivessem a classificação sem depender da última rodada ou qualquer agonia.
GRUPO A
Tranquilidade neste Grupo: Uruguai e Rússia estão dentro. A questão reside apenas em decidir quem será o primeiro colocado do grupo. Os russos têm vantagem porque contam com melhor diferença de gol (7 contra 2), portanto, um empate resolve o problema a seu favor.
1.º Rússia, 6 pontos (8-1 gols)
2.º Uruguai, 6 pontos (2-0 gols)
GRUPO B
Espanha e Portugal, líderes do grupo, têm vantagem mas é preciso a última rodada para se saber quais os classificados assim como no Grupo A. Portugal encara o Ira, já os espanhóis o eliminado Marrocos. O Ira para sonhar, terá que obrigatoriamente de ganhar. Os ibéricos devem avançar para oitavas de final.
1.º Espanha, 4 pontos (4-3 gol)
2.º Portugal, 4 pontos (4-3 gols)
3.º Ira, 3 pontos (1-1 gols)
GRUPO C
A França já está classificada (6 pontos) e vai discutir o primeiro lugar com a Dinamarca (4 pontos). Eles se enfrentam na última rodada, terça-feira, em Moscou. Um simples empate mantém a França em primeiro lugar. Para a Dinamarca, basta um empate para carimbar a vaga, porém, se perder para a equipe francesa, pode ser eliminada em caso de triunfo da Austrália (3º com 1 ponto) sobre o Peru – que já deu adeus ao Mundial.
1.º França, 6 pontos (3-1 gols)
2.º Dinamarca, 4 pontos (2-1 gols)
3.º Austrália, 1 ponto (2-3 gols)
GRUPO D
A Croácia já está garantida e vai enfrentar a Islândia, sabendo que um empate garante o primeiro lugar (a Nigéria tem 3 pontos e pode igualá-la, sendo a diferença de gols um critério que surge à frente do confronto direto – os africanos perderam com os croatas).
A grande dúvida aqui passa pela Argentina, que não depende de si. Os argentinos terão sempre de vencer na última rodada, diante da Nigéria, e depois esperar pelo que faz a Islândia frente à Croácia: se os islandeses não vencerem, passa a Argentina; se vencerem, as duas equipas ficarão com 4 pontos e haverá que recorrer à diferença de gols.
1.º Croácia, 6 pontos (5-0 gols)
2.º Nigéria, 3 pontos (2-2 gols)
3.º Islândia, 1 ponto (1-3 gols)
4.º Argentina, 1 ponto (1-4 gols)
GRUPO E
O Brasil lidera com os mesmos 4 pontos da Suíça, seguindo-se a Sérvia com 3 (a Costa Rica tem zero e está eliminada). Um empate garante aos canarinhos a classificação, mas não necessariamente o primeiro lugar, uma situação semelhante vive a Suíça. Em caso de igualdade pontual entre Brasil e Suíça, os critérios de desempate através dos gols vão decidir, até porque no confronto direto há um empate. Quanto à Sérvia, uma vitória também garante a qualificação… Mas até um empate pode resolver o problema, se a Suíça perder
1.º Brasil, 4 pontos (3-1 gols)
2.º Suíça, 4 pontos (3-2 gols)
3.º Sérvia, 3 pontos (2-2 gols)
GRUPO F
O México lidera com 6 pontos e um empate contra a Suécia garante a classificação. Já a Alemanha encara a eliminada Coreia do Sul com um olho no que os suecos possam fazer. Ambos têm 3 pontos e tudo igual em gols (2-2), com o confronto direto a pender para os germânicos. Se, por absurdo, todos fizerem o mesmo resultado, o campeão mundial passa.
1.º México, 6 pontos (3-1 gols)
2.º Alemanha, 3 pontos (2-2 gols)
3.º Suécia, 3 pontos (2-2 gols)
GRUPO G
Bélgica e Inglaterra estão classificadas e irão discutir a liderança num jogo entre si. E atenção que estão iguais em gols (8-2). Ou seja, os cartões ( disciplina) pode ser decisiva neste grupo em caso de empate…
1.º Bélgica, 6 pontos (8-2 gols)
2.º Inglaterra, 6 pontos (8-2 gols)
GRUPO H
Japão e Senegal partem para a última derrota precisando apenas de um empate nos respectivos jogos. Os japoneses enfrentam uma Polónia já eliminada, ao passo que os africanos medem forças com a Colômbia, que sabe que um triunfo também lhe garante a classificação. Um empate também pode ser suficiente, embora para isso os asiáticos tenham de perder (ficariam ambos com 4 pontos mas os colombianos teriam vantagem na diferença de gols).
1.º Japão, 4 pontos (4-3 gols)
2.º Senegal, 4 pontos (4-3 gols)
3.º Colômbia, 3 pontos (4-2 gols)