O futebol se tornou um grande negócio, mas os dirigentes não enxergam

Se o futebol se tornou um grande negócio, burrice é não pensar assim alguns dirigentes que por vaidade e só se valendo de atitudes individuais, esvaziariam competições atrativas, não se preocupando em suas consequências. A Primeira Liga, competição que reunia times do Sul e Sudeste do País e o torneio Rio São Paulo não deram certo porque dirigentes por vaidade começaram a esvaziar estas competições e vemos hoje diversos clubes destas regiões com sérios problemas financeiros.

Esvaziar a competição é ficar dando declarações intempestivas falando que vai sair dela e colocar times reservas, desmerecendo não só o patrocinador do torneio e principalmente o público.. Vejo o fundamental nessa discussão é se preocupar com tudo menos com o torcedor, houve promessa do patrocinador da competição que horários ridículos das 21h45min seriam abolidos. Isso é fundamental para o sucesso da competição, muito mais importante quanto fórmulas ou tabelas.

Outro detalhe importante é evitar esse espaçamento grande de um jogo e outro, exemplo de falta de completa noção dos dirigentes nordestinos é não mensurar a grande importância financeira para os clubes como garantir ao campeão uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, garantindo quase três milhões e cada etapa ultrapassada um valor maior, podendo vislumbrar com poucos jogos um grande título nacional dando direito de disputar Libertadores, mas normalmente os clubes nordestinos não conseguem passar da segunda fase.



Outra grande asneira dos dirigentes nordestinos, que muitos torcedores corroboram, é o término dos campeonatos estaduais. Acabar com uma competição que possibilita uma grande rivalidade Estadual, a única competição que permite que torcedores que moram no interior do estado possam vê e confirmar sua paixão pelo clube. Sou nordestino, só torço por um time da minha região.

Respeito as crianças nordestinas que fazem diferente porque ainda não tem noção da discriminação que sofremos do Sul e Sudeste. Aceito também os adultos que não se importam com isso, as consequências do término dos estaduais acabando com esse clima de gozações, e se nas competições nacionais nossos clubes continuarem a serem meros participantes, as torcidas dos clubes do Sul e Sudeste cresceram ainda mais e até os clubes de outros Países terão muitos torcedores baianos.

Torcida cresce com conquistas e rivalidades essa briga sadia com os regionais permitem aos torcedores de cada região achar que seu clube é o maior dela, no seu estado a mesma coisa, o que precisa já que o incompetente presidente da Federação saiu é brigar ai sim por uma remuneração decente e boa quantia ao campeão e vice. Precisamos que nossos dirigentes e torcedores também pensem antes de falar.

Jorge Machado, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do Futebol Bahiano.

 

Autor(a)

Deixe seu comentário