“Dignidade ao Ídolo”: Ex-lateral inspirou novo programa do Bahia

Ídolos dos anos 90, Mailson defendeu o Bahia entre 1988 e 1995

O Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia aprovou de forma unânime, em reunião realizada na última semana, o programa “Dignidade ao Ídolo”, que consiste em oferecer auxílio, de um até três salários mínimos por mês, aos ídolos do clube que passam por dificuldade extrema financeira, com alguns poréns. Iniciativa fantástica para ajudar aqueles que contribuíram para fazer do Bahia um clube GIGANTE, e que deve servir de exemplo para que outros clubes façam o mesmo.

Ídolo tricolor dos anos 90, o ex-lateral direito Maílson, que defendeu o Bahia entre 1988 e 1995, deve ser o primeiro ex-jogador a receber ajuda do clube. Em 2010, ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em 2010, doença que limita os movimentos das mãos e pernas, além de atrapalhar a fala. De acordo com Guilherme Bellintani, Maílson foi inclusive o jogador que serviu como inspiração para o projeto.

“Ele não foi um cara de grandes títulos, não marcou sua passagem pelo clube por ser um cara que triunfou tanto, mas foi um jogador que era a cara da torcida do Bahia: raçudo, dedicado, jogava bonito, era um cara para frente, jogava do jeito que a torcida gostava e foi um dos mais marcantes na história do clube. E hoje ele tem uma esclerose degenerativa, precisa de muitos remédios, de cuidadores, e é uma das pessoas que talvez tenham inspirado o projeto. É um caso muito específico. Ele tem a condição de ídolo pelo vínculo dele com a torcida. Não propriamente foi um vitorioso. Ídolo envolve identificação, tempo de clube, ter sido ídolo no rival pode atrapalhar um pouco… Tem isso tudo”, explica Bellintani. “Dá para dizer que ele foi a fonte de inspiração do projeto. Possível que ele seja o primeiro”, disse Bellintani.

Presente na campanha eleitoral do presidente Guilherme Bellintani, o programa “Dignidade ao Ídolo” pode sair do papel depois da sugestão do próprio ídolo ou de algum torcedor, desde que haja aceitação por parte do ex-jogador e da família. Caso seja aprovado, ele terá uma ajuda de até três salários mínimos mensais.

“A própria pessoa pode sugerir, ou algum torcedor, desde que com aceitação do ídolo e da família. O Bahia analisa, aprova e essa contribuição vai até três salários mínimos por mês. Foi um compromisso de campanha nosso, e agora a gente cumpre. Na nossa campanha nós falamos disso e aplaudiam muito”, completa.

Bahia promove programa “Dignidade ao Ídolo” para ajudar ex-atletas

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário