Parte significativa do torcida do Esporte Clube Bahia reza na cartilha que o clube deve disputar o Campeonato Baiano com as categorias de base. Afinal, trata-se de um torneio que não agrega absolutamente nada isto já por muitos anos, aliás, o torneio da Federação Bahiana de Futebol se revela nos seus melhores momentos justamente quando ele acaba. No entanto, é um torneio que oferece vaga para a Copa do Nordeste e Brasileiro da Série C e D, um artifício utilizado dentro do regulamento visando quase que obrigar os clubes participar.
Além disso, é um torneio promovido pelas Federações Estaduais que por seu turno, manda no futebol brasileiro, já que são eles que têm o poder de eleger o presidente da CBF quando juntos.
(Se as 27 federações estaduais votarem no mesmo candidato, elas terão 81 votos. Se os clubes se unirem, terão 60 votos.)
Hoje pela manha, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, ainda com os resquícios dos acontecimento do BA-VI inacabado, questionou a continuidade do torneio. Segundo ele em entrevista ao repórter Elton Serra do Canal ESPN diz não saber se o Campeonato Baiano continua.
Qual a postura que a FBF vai ter com o time que abandona o campo. ( A FBF não fez qualquer pronunciamento ou largou nota do vexame acorrido num torneio que ela mesma promove) até então.
“O que acontece com esse time e as agressões? Sem querer colocar a culpa em Kanu, que deu dois murros, o que aconteceria se fosse na Copa do Mundo? Estou em fase de reflexão”
Veja a entrevista