Rodízio! Bahia deve ter time misto na estreia do Campeonato Baiano

A tendência é que Guto mantenha a base e mude algumas peças

Foto: Felipe Oliveira - EC Bahia

Após a derrota para o Botafogo-PB em plena Fonte Nova na estreia da Copa do Nordeste, o Bahia muda suas atenções. Agora o foco é direcionado para o Campeonato Baiano que dá o ponta-pé inicial neste domingo (21). O Esquadrão enfrenta logo de cara o Bahia de Feira, às 16h, no estádio Joia da Princesa. Para este jogo, apesar de não confirmar, o técnico Guto Ferreira deve colocar em campo um time um pouco diferente daquele que jogou na quinta-feira (18).

Adepto do rodízio, Gordiola deve montar um Bahia misto ou quase todo reserva para enfrentar o Xará de Feira. Na sua primeira passagem pelo clube, ele usou os titulares na Copa do Nordeste e um time B durante toda 1ª fase do Estadual, o que custou o título baiano para o rival. Justamente por ter feito uma campanha inferior ao do Vitória na fase de pontos corridos. Nas finais, ambos os jogos terminaram empatados. 1×1 na Fonte Nova e 0x0 no Barradão, sagrando o Leão campeão baiano.

Nesta temporada, a situação deve se repetir, mas não da mesma forma. Na última quinta-feira, após a derrota para o Botafogo-PB, na Arena Fonte Nova, o treinador tricolor afirmou que tinha planos de manter a mesma formação nos dois primeiros jogos de 2018. No entanto, por questões físicas, alguns jogadores devem ser poupados na partida contra o Bahia de Feira, marcada para domingo, no Joia da Princesa, pela primeira rodada do estadual.

Não confirmo nada [sobre o rodízio]. É preciso avaliar como a equipe vai sair, conversar. A gente tem uma ideia, que é repetir [a escalação] os dois primeiros jogos, para adaptação. Temos um jogo em cima do outro. Temos que fazer um número de jogos para ganhar ritmo. Um número que permita não sofrer lesões. Temos que jogar dentro do planejado e conseguir resultados para embasar o que a gente pensa e poder executar. Não é número de jogos. É tempo. Vamos fazer sete jogos até o Carnaval. Se não houver treinos, vamos só exibir lousa e vídeo. Se não repete, a assimilação é mais lenta. Fora a parte física. Se joga e não tem tempo hábil de recuperação de 72 horas… Estamos entrando em campo com 66 horas ou menos de recuperação”, disse.

A tendência é que Guto mantenha a base do time que foi derrotado pelo Botafogo-PB, principalmente jogadores que tiveram bom desenho na estreia da temporada, como os laterais Léo e João Pedro, além do meia Zé Rafael. O zagueiro Douglas Grolli, regularizado, estará à disposição e poderá estrear com a camisa tricolor. O volante Elton, que entrou no segundo tempo do jogo válido pela Copa do Nordeste, também pode ser testado pelo técnico no lugar de Edson ou Nílton.

 

LEIA TAMBÉM:

Guto Ferreira e o injustificável: A torcida não vai tolerar por muito tempo

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário