Preparador de Goleiros fala sobre volta por cima e inspirações de Jean

Thiago Mehl foi contratado em 2016 e ajudou Jean a evoluir como goleiro.

Não só a postura, mas também a técnica do goleiro Jean chamou a atenção do preparador de goleiros contratado depois daquele episódio na final da Copa do Mundo quando o arqueiro levou um frango na derrota para o Ceará. De lá para cá, tudo mudou. Quando chegou ao clube em 2016, o preparador Thiago Mehl fez um pacto com o jovem goleiro. “Vamos colocar uma meta de você ser convocado para a seleção olímpica”. Dito e feito. Mesmo não jogando regularmente, Jean se dedicou nos treinos, foi convocado para seleção de base e recuperou a titularidade do gol tricolor.

Mehl contou que apostou em Jean porque viu características importantes para a função e uma personalidade diferente no goleiro. Embora jovem, Jean já é pai de duas meninas. Em entrevista, o profissional citou as características e personalidade do arqueiro, destacou a grande evolução e os tipos de treinamentos. Sobre a inspiração de Jean, o preparador revelou que ele fala bastante em Gea (Manchester United), Fábio (Cruzeiro) e o ídolo são paulino, Rogério Ceni.

Confira abaixo entrevista completa, veiculada no site da ESPN:

Quais características chamam atenção no Jean?

No treinamento um pra um é muito difícil fazer gol nele. Ele tem muita velocidade de reação, inclusive nos chutes de curta distância. As melhores defesas dele são de curta distância. É um goleiro com muita capacidade de reação, tem um jogo muito confiante com os pés, também. Na minha opinião, um dos melhores do campeonato. Além disso, sabe sair do gol, faz um jogo muito moderno, aquelas bolas por trás da linha de defesa são excelentes e tem uma ótima saída de bola.

Como é a personalidade dele?

Quando cheguei, ele estava num momento muito ruim. Tinha tido aquela falha, terrível, na final com o Ceará que queimou muito ele. A torcida, a imprensa, não podiam ouvir o nome dele. Ele achou que era o fim. Estava um pouco desleixado nos treinos. E ainda tínhamos o Marcelo Lomba, o Muriel (emprestado) e ele achava que não teria mais chance. Mas eu vi que mesmo ele estando naquele momento, tinha personalidade. E muita técnica. Já trabalhei com muito menino e vi que ele poderia se reerguer por causa da personalidade forte. Conversamos muito e colocamos esse objetivo de ele voltar para a seleção.

Ele acabou fazendo três bons jogos na série B e conseguiu a vaga na olímpica. O Jean é muito competitivo, ao extremo. E ele não se abate com competição. Pegaram muito no pé dele e isso não mexeu com ele. Me surpreendeu muito positivamente. Na época eu mesmo disse para ele que estava preparado para qualquer time.

E como foi que ele voltou a ser titular no Bahia?

No fim do ano passado, nos reunimos para resolver o problema da posição. A intenção era contratar alguém, porque ele ainda tinha muita rejeição de torcida e imprensa. Mas resolvemos dar a chance para ele. Pensamos, vamos ver como ele vai no primeiro semestre e se não for bem, trazemos alguém para o Brasileiro. Mas ele reagiu exatamente como imaginava. Fez uma excelente Copa do Nordeste, foi eleito o melhor goleiro da competição e ficou de vez. Poderia ter entrado pressionado, mas entrou muito motivado e não se abateu.

Que tipo de treinamento ele está acostumado a fazer no Bahia?

Minha metodologia gira em torno de treinamento em fundamento técnico e parte física. E fazemos muito trabalho em cima dos momentos do jogo, como trabalho para transição defensiva, cobertura curta e longa. Para construção ofensiva, jogo com os pés. Isso está ajudando muito a ele, dá ritmo de jogo. Esse ano fizemos um intensivo em transição ofensiva, defensiva, construção defensiva e ofensiva. São os pilares do trabalho que fazemos. Além de muito treinamento de leitura de jogo e de bola parada.

Ele gosta de bater faltas?

Sim, tem praticado nos treinos. O Carpegiani até já liberou ele para cobrar nas partidas.

Em quem ele se inspira, quais goleiros?

Ele fala bastante do de Gea (Manchester United) e do Fábio (Cruzeiro), além do Rogério Ceni, claro.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário