Bahia enfrenta a Ponte Preta para se consolidar na Série A

Vencendo e contando com tropeço do Vitória, o Esquadrão pode abrir até 7 pontos do Z4.

O Esporte Clube Bahia tem neste domingo mais um compromisso pela Série A, agora pela 32ª rodada, um jogo extremamente importante e decisivo, não que os outros 31 não foram importantes. Foram, e muito, mas esse pode consolidar, ou diria aproximar o clube da permanência na elite do futebol nacional para a temporada 2018, algo tratado pela diretoria como principal objetivo.

O adversário é a Ponte Preta, que traz boas lembranças, afinal, foi justamente contra a Ponte a melhor apresentação do Bahia fora de Salvador, quando aplicou 3 x 0 no Moisés Lucarelli, no 1º turno. A Macaca é a primeira integrante do Z4 com 35 pontos, 4 de distância para o tricolor que aparece em 14º na tabela. Resumindo: Jogo de 6 pontos.

Um triunfo neste domingo faz o Esquadrão abrir uma boa margem da ZONA, já que Ponte Preta não pontuaria, Avaí foi goleado no sábado pelo Coritiba e o Vitória enfrenta o Vasco embalado e há 7 jogos sem perder, ou seja, a possibilidade de derrota no Rio de Janeiro é grande, apesar da boa campanha do Leão como visitante. Já o Atlético-GO, não é preciso comentar.

Com essa combinação de resultados, o Bahia abriria 7 pontos para o Z4 restando mais 6 jogos e 18 pontos em disputa, ficando muito próximo da manutenção na Série A, necessitando de mais 5 pontos, segundo os matemáticos, para atingir o número mágico: 47.

Além do bom aproveitamento atuando na Arena Fonte Nova, o Bahia encara o pior visitante do Brasileiro. A Ponte Preta só venceu um jogo fora de São Paulo na competição. O Tricolor, por sua vez, nos 15 jogos como mandante, venceu 8, empatou 3 e perdeu 4, chegando a um aproveitamento de 60%. Marcou 27 gols e sofreu 17.  E vem de 4 jogos sem perder em casa, com dois triunfos consecutivos, Corinthians e Vitória.

Buscando manter a hegemonia na Fonte e carimbar o quanto antes o alvará de funcionamento na elite para 2018, o Bahia deve entrar em campo com a seguinte escalação: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Juninho, Renê Júnior, Vinícius, Zé Rafael e Mendoza; Edigar Junio.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário