Por quê não? Bahia na disputa por uma vaga no G-9

Bahia tem grandes chances de conquistar uma vaga

O caminho para chegar a tão cobiçada Copa Libertadores, que já é facilitada com a mudança do antigo G-4 para o G-6, pode ter seu caminho encurtado ainda mais com a possibilidade de termos até um G-9 ao término da Série A. Para isso acontecer, Grêmio e Flamengo teriam que levantar as taças da Libertadores e Sul-Americana, algo possível de ocorrer. Atualmente os 7 se classificam para Liberta, devido a presença do Cruzeiro – campeão da Copa do Brasil – entre os 5 primeiros.

Fluminense e Sport também disputam a Sul-Americana, porém, se encontram fora do G-9 no momento. Ou seja, mesmo se uma dessas equipes conquistasse a competição internacional, o G-9 não aconteceria com as colocações atuais. Outro fato inusitado pode acontecer no Brasileirão 2017: Apenas o 16º colocado figurar na chamada “zona morta”, não sendo rebaixado e não se classificando para nenhuma competição internacional, já que a possibilidade do G-9 abre vagas para a Sul-Americana até o 15º colocado.

Com todos esses facilitadores, o Esporte Clube Bahia tem grandes chances de conquistar uma vaga em uma das duas competições, principalmente na Copa Libertadores, contando com uma arrancada nessa reta final e torcendo pela combinação de campeões nos torneios. Atualmente o tricolor baiano figura em 12º com 38 pontos, há apenas 3 de distância do G-9, que tem na última cadeira o Atlético-PR com 41 pontos, e 5 pontos do 8º colocado que é o Vasco da Gama.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário