Rômulo e Arthur Maia não foram bem aproveitados

Em um futebol modernizado no mundo, onde posições no campo se perdem, outras ressurgem e algumas nascem. A cada dia bons jogadores aparecem com suspeita de talento e sem explicação decrescem, somem e desaparecem, essa é a situação atual de vários jogadores no Brasil. Muitos vão dizer que é sorte ou que o jogador nos enganou, mas eu penso diferente disto. Muitos jogadores se perdem por serem mal escalados, por falta de oportunidade, e alguns não aproveitam as oportunidades. Se formos fazer uma lista de jogadores que começam bem e depois somem, escreveria várias páginas com diversos atletas.

Em relação ao futebol da Bahia, vários jogadores começam de modo meteórico e aos poucos seu brilho vai se apagando. Bahia e Vitória juntos produziram e continuam produzindo bons jogadores para o mundo, porém não fabricam esses jogadores para o próprio elenco. Não precisamos ir tão longe para casos em comum. O Vitória formou um bom jogador chamado Artur Maia e o Bahia formou o Rômulo.

Esses dois jogadores têm técnica, bom passe, boa visão de jogo e não conseguiram manter uma regularidade em seus clubes. Creio que muito por desatenção de quem os treinou, e quem os assistiu acabou por criticá-los em seu desempenho.

A nossa mídia do estado é um celeiro de comentaristas antigos, aquém da realidade do futebol atual e totalmente incapaz de relatar as funções de cada jogador em sua posição na sua forma correta. Enquanto vemos ESPN, SPORTV, EI, FOX entre outros veículos esportivos a cada dia modernizando seus quadros de comentaristas e as formas de avaliação de cada jogador, nossa mídia se limita a melhores momentos ou a ver o jogo apenas uma vez e produzir comentários sem fundamento sólido ou aprofundamento sobre o jogador X e Y.

Não se avalia um jogador pelo que ele fez em 2 a 3 lances e sim na partida inteira, em todo o contexto do jogo. O futebol é um jogo coletivo onde cada atleta em campo tem suas funções especificas, sendo definidas pelo treinador e a forma de jogo que a equipe irá utilizar.

Sou torcedor do Bahia, e sem problema algum comento ou relato o jogo do Vitória. Certo dia ouvi um grande radialista dizer que: “ Massini está totalmente equivocado em montar o Vitória com 3 atacantes, pois não tem qualidade para atacar e deveria colocar volantes de marcação para conter o ataque dos outros times”.

Quer dizer, ele já diz ao torcedor que o time entrará em campo para perder o jogo. Eu vi jogos do Vitória este ano, vencendo o Corinthians no Barradão e o Grêmio em Porto Alegre jogando de igual para igual, ontem na derrota por 2 x 1 para o timão, foi um novo exemplo, não é porque o time está com um esquema no 4 2 3 1 que isto implica dizer que será totalmente ofensivo.

O Bahia escapou com Cristóvão Borges do rebaixamento jogando no 4-3-3, com todo time empenhado em fazer duas funções em campo, atacando e defendendo. Nesse ano, infelizmente, o time teve problemas nas peças de reposição, pois se não ocorresse esse problema, com certeza o Bahia estaria entre os 10 melhores pelo futebol que apresentou.

Devemos rever os conceitos sobre o que cada jogador representa ao elenco, observar seus números em sites que contabilizam o rendimento de cada jogador, além de ver os elementos que qualificam o elenco quando cada jogador está em campo.

É uma pena ver um jogador que é nítido que tem técnica como o Rômulo e está nessa situação, sem saber onde irá jogar, O rapaz tem 21 anos e um futuro promissor pela frente. O problema é que, o futebol hoje é para quem tem mobilidade de fazer as duas funções, de criação e recomposição com velocidade e qualidade.

Provavelmente ele vai ter que se adaptar a esse novo modelo de futebol, ou recuar para iniciar as jogadas como muitos jogadores no Brasil e no mundo (Ganso e Renato Algusto). Os jogadores que usam a 10 hoje ou são carregadores de bola como Lucas Lima e Everton Ribeiro, que mesmo tendo bons passes são jogadores de mobilidade, ou Pontas como Vitor Bueno, Lucas e Jadson.

Sou brasileiro, gosto muito de ver jogos e analisar futebol bonito, bem jogado e que usem os atributos técnicos de cada jogador. Está mais difícil a cada dia assistir jogos no Brasil. Além da carência de bons jogadores, o que mais se dá valor hoje em alguns times é a raça e não a técnica.

Acredito que o torcedor deve apoiar cada jogador que surge no time principal, pois são frutos do clube, merecem todo nosso apoio. Hoje você conta de dedo os jogadores que a torcida apóia, e não são bons jogadores e sim apenas para aqueles que têm carisma.

Henrique Ferreira – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário