Santa Cruz, velho freguês do Bahia na Fonte Nova

Retrospecto não ganha jogo, não mata fome, muito menos, abranda ou atenua as preocupações dos torcedores do Bahia para o jogo do próximo sábado na Arena Fonte Nova contra o Santa Cruz, partida que aliás, vale vaga dentro do G4 para o vencedor. O Bahia pode até continuar dentro do grupo dos classificados de momento, através de um empate, no entanto, teria que torcer para que Sampaio Correa, Náutico e Paysandu não vençam seus jogos, isto pela total desnutrição do tricolor da vitamina T, ou seja, completamente desamparado no critério de números de vitórias, ainda que clube até já comemorou recentemente, o status de maior ataque no Brasil, no entanto, entre o 1ª ao 10ª colocados do Campeonato Brasileiro, só supera o Luverdense com 13 triunfos contra 14 do Bahia.

O histórico de Bahia e Santa Cruz pontua uma larga e expressiva vantagem do tricolor baiano. Isto, quando atuando em Salvador. Foram realizados até então 26 partidas. O Santa Cruz venceu apenas três partidas. ( sendo que apenas uma em caráter oficial) O Bahia venceu em 15 oportunidades. 8 partidas terminaram em empate. Com o nome “Arena Fonte Nova” apenas uma partida aconteceu, registrando o empate em 1 x 1 pela Copa do Nordeste no ano passado.

A última vitória do Santa Cruz sobre o Bahia no Estádio Otavio Mangabeira aconteceu em 10 de junho 2005, pela oitava rodada da Série B do Brasileiro pelo placar de 4 a 2, Carlinhos Bala (duas vezes), Reinaldo e Andrade marcaram para os pernambucanos. Dill e Uéslei fizeram os gols do Bahia. Naquele ano o Santa Cruz subiu para a Série A, batendo a Portuguesa por 2 x 1 em Recife, o outro classificado, foi Grêmio no jogo contra Náutico que ficou conhecido como a Batalha dos Aflitos. Apenas dois clubes obtinham acesso naquele ano.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário