Esporte Clube Vitória: A redenção da Bahia

A imensidão no horizonte se agiganta, são ondas fervilhantes e vigorosas que varrem de alegria as esquinas e ladeiras da velha Bahia. A tarde aprazível mistura o calor incandescente do eterno verão baiano com a energia palpável de corações descontrolados e a emoção do templo sagrado completa a ebulição frenética entre gritos e cânticos… entre rezas e estampidos.

Todos os contornos de nossa cidade se manifestam, as pequenas reentrâncias das margens do Dique dos Orixás se transformam em sorrisos. As árvores que o margeiam acenam num incentivo contagiante. O mar brilha no seu profundo e denso silêncio. Os faróis são guias que piscam ensandecidos. A magia está completa.

Levas de guerreiros se encaminham para o palco, a Fonte Nossa. Levas de esperançosas almas seguem em passo firme e unido para encontrar a glória, para demonstrar a hegemonia, para lançar potentes fachos de luz em trevas suscitadas por dúvidas, por querelas toscas e baratas.

Na Arena os gladiadores estão famintos, têm sede de Vitórias… querem coroar a extenuante maratona com rubro sangue, com honra e com orgulho de representar uma massa e de vestir um manto que, hoje, representa a tão abençoada nação baiana.

Seus nomes, rostos e cores são muitos. Deste a maestria do fiel Escudero até a garra leonina do guerreiro Rhayner, são homens que se despiram da simples e frágil condição humana, são gladiadores que se multiplicaram no relva da Arena. No timão o experimentado comandante Mancini, envelhecido e amadurecido pelo tempo. Sagaz e competente almirante que conduziu nossa nau diante de todas as turbulências para um porto seguro. O disciplinado Ken, o gigante de ébano Kanu e todo o brilhante pelotão que conquistou e nós entregou o sonho. Menção honrosa para o questionado Vôvô Mundico, que usou da simplicidade e da ausência de pirotecnia para ensinar ao rival estagiário como se faz. Menção honrosa para os companheiros rubro-negros do blog, que tão brilhantemente representaram a forma como coexistimos e enxergamos o futebol.

Final da batalha, festa completa na Bahia. O vermelho e preto se derrama pelos quatro cantos da cidade. É um orgulho ímpar soltar um grito e calar tantas bocas, soltar um rugido e amedrontar tão violentamente as outras espécies do reino animal. Este é o Leão da Barra, o único representante da Bahia na principal divisão do futebol nacional.

O que se ouve e ecoa nos lares, nas vilas, nos bares e até na ilha é….. eLITE, eLITE, eLITE (oia !)…..

Ao final, cansado, feliz e rouco, acho que fiquei até com amigdaLITE….

Taí Dalmo, este é o cepacol que você queria.

Sds Rubro-negras do Vitória da Bahia, verdadeiro representante da Bahia no olimpo do futebol da terra brasilis… já o Vice….

Filba – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário