Vitória não vai golear, mas vencerá o BA-VI na Fonte Nova

Não temos a prerrogativa de ser “Mãe Diná” e/ou ter poder sobrenatural para adivinhar o resultado da partida entre o Vitória e Bahia; mas, arrisco-me ( de modo tentativo) a refletir sobre os limites e possibilidades que o nosso Leão tem diante do jogo contra o Bahia; Mesmo tendo o risco de ser “xingado” ou “tirarem sarro”, caso o Vitória venha tropeçar diante do nosso maior rival; mas estou tendo uma intuição forte

Como sou torcedor convicto, acredito que teremos um resultado positivo, mesmo admitindo que a disputa de um clássico dessa natureza e grandeza, ocorre em campeonato em um contexto à parte do Campeonato Brasileiro. Mesmo que muitos poderão dizer que “clássico é clássico”, buscarei justificar as minhas convicções a partir do desempenho do time nas ultimas partidas; especificamente do desenho tático que Mancini empregou contra o Criciúma, Botafogo, Sampaio Correia, Paysandu – times que tem lutado para alcançar ou ficar no G4. 

O Vitória atua com esquema tático 4x4x2, com uma defesa compacta (infelizmente com a ausência de Mattis), cujos laterais tem características bem ofensivas (caso o Diogo Mateus, venha a jogar), e um miolo de zaga que vem ganhando confiança. Certamente Mancini estudou o adversário no sentido orientar Kanu e Ramon no posicionamento a fim de impedir avanços dos atacantes. Ainda assim, Amaral e Pedro Ken poderão contribuir para a proteção da zaga. 

No setor de meio campo, além dos jogadores citados acima, o quadrado do meio campo tem sido o ponto forte do Vitoria, à medida que tem características disciplinadas em ocupar, marcar e criar. Além disso, os jogadores do setor de criação – o maestro Escudero e Rahyner (este ultimo, como um jogador que marca, e tem a qualidade de se movimentar ao ponto que vem confundindo os adversários), tem sido o ponto chave da qualidade da equipe, pois ao meu juízo, o ataque é bem regular. Erra muito!. Isso pode ser observado a partir dos gols perdidos do Elton e nos passes errados do David. As limitações do ataque serão superadas neste sábado, pois a motivação da partida superará o desafio da falta de qualidade no passe e no cruzamento do David, bem como na atuação do nosso centroavante. 

As possibilidades do Vitoria ganhar a partida são nítidas, pois desse lado temos um treinador, estrategista e confiante e, que além disso, temos um time bem focado. Não sou “Mãe Diná”, mas estou tendo uma intuição. “[….] humm… acho que o Vitoria não vai golear”. #Vitória 2X0.

Arnaldo Oliveira Souza Junior, amigo do Blog e torcedor do Vitória.

Autor(a)

Deixe seu comentário