Eleição no Bahia: Voto eletrônico X Cédula eleitoral

Recentes notícias sobre o questionamento da votação eletrônica nas eleições do Esporte Clube Bahia, apontam para o fato de que, essa forma de votação sem a utilização das urnas do TRE e sim um Tablet, estaria fadada à ocorrência de possíveis e prováveis fraudes.

O questionamento partiu de seis, entre as sete chapas concorrentes ao pleito eletivo. As perguntas se fazem praticamente instantâneas: por que mudar o equipamento que seria utilizado pelas velhas e ultrapassadas “cédulas” eleitorais? Haveriam desde já interesses espúrios visando fraudar o resultado obtido pela via eletrônica? Quem estaria diretamente interessado nisso?

Alguns eleitores (sócios do Bahia) consideram que a votação pela via eletrônica seria isenta de fraudes pela sua modernidade, comparando as eleições políticas no País. Ponderam ainda que a eleição no “papel” seria muito mais fácil de ser fraudada e, com mais argumentos, por aí vamos.

Sobre o voto eletrônico, certamente, este tem o seu valor nas eleições aonde se passa da casa de centenas de milhares de eleitores. Resultado quase imediato e com mínimas chances de fraudes. Lembro, contudo que a segurança oferecida não foi aprovada pelo órgão eleitoral dos EUA que aqui esteve visando conhecer e apropriar a forma no seu País. Aquele País, inclusive, até hoje continua votando manualmente.

Eu, particularmente e sem querer emitir um juízo de valores, não concordo com a tal votação eletrônica no Bahia. Primeiro por não conhecer qual o sistema de informática que seria utilizada num Tablet e sua origem de procedência. Segundo que o número de eleitores não será maior do que 7 mil eleitores, revelando um reduzido número de votos a serem computados e apurados.

Sobre as questões inerentes as tais FRAUDES lembro que, num processo eleitoral, teremos pessoas que serão fiscais de todas as chapas concorrentes, desde o procedimento durante o seu transcorrer, guarda das urnas e durante a apuração de votos propriamente dita. Esses aspectos, a meu ver repito, resultariam numa eleição sem fraudes e com o resultado espelhando a vontade da maioria dos votantes da Grande e Imensa Nação Tricolor.

Desejando uma ótima eleição a todos !

Tenho dito !!!

Paulo Figueiredo – Paulinho

Autor(a)

Deixe seu comentário