Bahia, Vitória e Atlético de Madrid

No último sábado, 17/05/2014, Atlético de Madrid empatou com o poderoso Barcelona e se tornou o campeão espanhol desta temporada. Um time modesto comparado ao Barcelona e Real Madrid, que passaram os últimos anos se revezando no topo da tabela na Espanha. Neste ponto, o sujeito pergunta: “o que este cara tá querendo falando no Atlético de Madrid no blog chamado futebolbahiano.com? Tá maluco?!!!” Calma…

Muitos assistiram, torceram e viram o David derrubar o gigante Golias! Qual torcedor do Bahia e Vitória não gostariam de realizar este feito? O Bahia em 1959 e 1988 conseguiu e o Vitória bateu na trave em 1993 e 2010. Estes fatos dão à impressão de que, se aconteceu uma vez, pode acontecer de novo. É possível!!! Sabe de nada, inocente…

No mundo do futebol sempre existiu um abismo financeiro enorme entre os clubes. Este abismo foi menor no passado e hoje é colossal! Obviamente, os times dos grandes centros e com capacidade de captação de recursos acabam conquistando mais títulos. O Flamengo, por exemplo, mesmo estando sabidamente falido, consegue um contrato de R$ 350.000 em 10 anos. Bahia e Vitória, fora do foco midiático, sofrem com a falta de investimentos. As diretorias dos rivais bahianos gritam e os torcedores repetem a grandeza dos seus times, mas o mercado quase que não os ouve! Nos vemos gigantescos, mas o mercado nos vê minúsculos… Sem a capacidade de captação de recurso dos realmente grandes, como vencer campeonatos em que eles estejam participando? Ínfimas. Quase nulas.

Os torcedores do Bahia retrucarão dizendo que ganharam 59 e 88 e que é possível. Impossível não é, mas só com a ajuda do imponderável… Time verdadeiramente grande, com estrutura e mídia, volta e meia ganham campeonatos. Os menores vivem de times que deram liga, de conjuntos que deram certo. Temos vários exemplos: Criciúma, Paulista, Santo André, Bahia, Coritiba, Atlético Paranaense, Guarani, entre outros. Estes times ganharam títulos e nem por isso mantiveram a grandeza arrotada por seus diretores e torcedores. A verdade é que, em um determinado momento, o elenco deu liga e foram campeões. Mero acaso e não fruto de planejamento e estruturação. Se não fosse acaso, certamente continuariam subindo e isto não foi o que vimos nos anos que sucederam as taças.

A falta de dinheiro é o grande mal dos clubes que estão fora dos 12 grandes: Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro, inter e Grêmio. O resto é arraia-miúda. E não sou eu quem diz isso. Quem diz isso é o mercado! Vejam aqui com o mercado nos vê: http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2014/05/20/espanholizacao-nas-cotas-de-tv-assusta-futebol-brasileiro/

Então Bahia e Vitória estão fadados ao eterno fracassso. Talvez. Aí que entra o imponderável novamente: o torcedor. Os times da Bahia tem torcedores apaixonados e exigentes que podem alavancá-los a um outro nível. Se não igual ao menos próximo da concorrência.

Qual é a ferramenta? A ASSOCIAÇÃO!

Se os torcedores não acreditam nos projetos dos seus times como os mercados acreditarão? Meus amigos, não estou falando de associação cega e com aceitação dos desmandos dos clubes. Falo de associação em massa com cobrança firme! Não há outro jeito de capitalizar os clubes do baixo clero. Os mercados têm que sentir que há um público disposto a consumir as suas marcas e mostrar em suas camisas oficiais as suas logomarcas. Por outro lado, pra mim sempre pareceu incoerente cobrar do meu time se dar nada: não vou a estádio, não compro pay-per-view, não compro produtos oficiais nem sou associado, mas só quero que contratem o melhor.

Amigos sei que muita gente vai responder a esta postagem dizendo que sou maluco e que não vai botar dinheiro em time sem que a Diretoria traga grandes reforços ou ganhe títulos em série. A pergunta que não quer calar é: qual a outra forma de capitalizar o seu clube e fazer com que ele seja ao menos competitivo? Convencendo a Caixa a pagar 35 milhões? Convencendo a Adidas a pagar 400 milhões? Torcedor é a hora do amar ou deixar o seu time do coração. A espanholização do futebol brasileiro está a caminho….

Associação em massa já!

Márcio Freitas

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário