Judoca ganha a primeira medalha para a Bahia

Foi do tatame que saiu a primeira medalha baiana na etapa nacional das Olimpíadas Escolares para estudantes de 12 a 14 anos, que está acontecendo em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Em sua primeira participação nos jogos escolares, a judoca Marcela Guedes Barros, de 14 anos, conquistou o bronze na categoria meio-médio (abaixo de 53 quilos). As Olimpíadas Escolares 2012 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

A guerreira Marcela nasceu na cidade de Una, no sul da Bahia. De família humilde, ela carrega a medalha no peito, demostrando o orgulho de quem enfrenta as adversárias e os problemas da vida de frente. “Essa medalha representa ouro para mim. Passamos por muitas dificuldades, mesmo assim, eu nunca me abati, pelo contrário, isso me fez mais forte. Estou muito feliz, agora vou continuar treinando pesado para ir mais longe”, disse.

Marcela _ Foto_Marcus Carneiro Ascom SudesbAssim como muitos atletas brasileiros, Marcela Guedes se espelha na atleta Sarah Menezes, principal referência do judô atualmente no Brasil, depois de se tornar a primeira mulher a subir ao lugar mais alto do pódio na modalidade em uma Olimpíada, em Londres, neste ano. Também nordestina, do Piauí, ela é bicampeã das Olimpíadas Escolares.

Embaixadora dos jogos escolares, Sarah Menezes esteve presente no ginásio de esportes da cidade, onde estão sendo realizadas as competições de judô. “Estou muito orgulhosa e honrada de me tornar uma referência para esses jovens atletas. Ganhar uma medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos, não é fácil. Acredito que esse exemplo vai incentivar nossas atletas a treinar mais, se esforçar mais e confiar em seu potencial. Assim, traremos mais resultados para o Brasil”, disse Sarah.

O crescimento do judô brasileiro, também vem se refletindo na Bahia. Há quatro anos, o judô baiano vem se destacando nas Olimpíadas Escolares. Em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas, o Estado faturou três medalhas na modalidade. Em 2008, os judocas, entre 15 e 17 anos, também conquistaram três medalhas na competição realizada em João Pessoa (PB). Já em 2009, em Maringá (PR), os judocas voltaram com três medalhas de bronze. Em 2010, os baianos da modalidade trouxeram na bagagem duas medalhas de bronze da etapa realizada em Goiânia (GO). Em 2011, na cidade de João Pessoa (PB), mais uma medalha de bronze, dessa vez para Tiago Menezes.

Na tarde de sábado (8/9), pelo atletismo, a Bahia vai disputar a final dos 800 metros, masculino. No domingo, (9/9) vão ocorrer as finais da ginástica rítmica, xadrez e natação.

Marcus Carneiro – DRT 3614 – direto de Poços de Caldas (MG)
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Deixe seu comentário