EC Vitória: Otimismo Consciente

Podemos até falar que o Vitória não vem apresentando um futebol vistoso e de qualidade nessa série B. Como também podemos lamentar o não aproveitamento melhor nas últimas rodadas contra adversários que, por um motivo ou por outro, se encontram fragilizados na competição. E não podemos deixar de nos incomodar com a ausência do time no G4 desde o começo do torneio, com eventuais distanciamentos para o pelotão da frente. Mas, nem por tudo isso, creio que temos motivação para desacreditar no clube, principalmente analisando os números e o desempenho das últimas rodadas.

Vágner Benazzi acaba de completar 10 jogos à frente do Esporte Clube Vitória, e, sem dúvida nenhuma, é possível identificar mudanças no comportamento dos jogadores, e principalmente no desempenho do time.

Das 10 partidas sob o comando de Benazzi, nada menos que 6 foram fora de casa, e mesmo assim o Vitória só foi derrotado uma única vez, conseguindo 5 triunfos e mais 4 empates, marcando 20 gols (2 por partida) e sofrendo apenas 8, acumulando 63% dos pontos disputados. (Nas primeiras 14 rodadas foram 7 derrotas, 14 gols pró – 1 por partida, e 18 contra, com 40% de aproveitamento).

Das 6 partidas fora de casa o Vitória conquistou 9 pontos (ótimo desempenho de 50%), e no Barradão foram 3 vitórias e 1 empate (83%). Destacando que na metade desses 10 jogos a defesa não sofreu gols, 3 goleadas (das 4 conseguidas na competição) foram aplicadas, e o time vem com uma invencibilidade de 7 jogos.

Apesar de tantos compromissos fora de casa nessas últimas rodadas, o próximo jogo também será nos domínios do adversário (peculiaridades da tabela, responsabilidade de “Seu” Virgílio), e sem titubear, pode ser considerado o mais difícil dessa série B, não só por ser um autentico clássico nordestino, como também pelos 2 clubes apresentarem as maiores folhas da competição, por ambos estarem disputando diretamente uma das vagas do acesso, e por estarem em um bom momento defendendo 7 jogos de invencibilidade.

Uma vitória do Leão baiano, sem dúvida vai facilitar sobremaneira os objetivos do Vitória, um empate ainda pode ser considerado um belo resultado dentro das circunstâncias, e ainda que uma indesejada derrota aconteça, apesar de reduzir relativamente as chances, ainda será possível um fim de ano com alegria para o torcedor rubro negro. Basta manter a evolução e o aproveitamento atual do time, com consciência e muita determinação.

Victor Hugo

20/09/2011 (Confira gol-a-gol)

20:30
ABC-RN 1 x 2 Vila Nova-GO
Americana-SP 1 x 2 Guarani-SP

Autor(a)

Deixe seu comentário