A importância do começo da batalha

Enfim, começa o Campeonato Brasileiro de futebol, considerado o mais difícil e o mais disputado do mundo. Foram longos 5 meses de aquecimento com os estaduais, de qualidade duvidosa em sua maioria, e o início das Copas (do Brasil e Libertadores) que nesse ano deixou muita gente grande na mão, prematuramente.


O campeonato é longo. São quase 7 meses de muita disputa, tempo suficiente para muita gente que começa mal, melhorar, como também para um afundamento de quem por ventura começar voando baixo, mas sem um grupo forte. Mas sem dúvida nenhuma, um bom começo é fundamental para ajudar a alcançar os objetivos traçados, sejam eles quais forem (alguns almejam o título, outros ficar entre os 4, outros apenas não ser rebaixado). E assim é também para a série B.

Pensando nesse primeiro momento do campeonato, considerando as 8 primeiras rodadas (cerca de 20% do torneio), notamos que a vida do Bahia não vai ser nada fácil. São 5 jogos fora, e 3 em casa, sendo dois deles contra os clubes que tem mais apelo em todos os sentidos. Como ganhar fora de casa não é uma tarefa das mais simples (na última serie A que o Bahia disputou foi apenas 1 vitória em 23 jogos como visitante), e como o apelo desses dois clubes muitas vezes contaminam os homens de preto, a primeira etapa nesse retorno a divisão de elite vai ser “pra pirão”.

O Vitória por sua vez, além de estar disputando a série B que em tese é a menos complicada dos últimos anos, teve o início da tabela como um bom aliado já que são 5 partidas em casa, e duas, das três fora de Salvador, são contra clubes que em aparentemente vão ter dificuldades no torneio.

Obviamente que, para um campeonato longo, um bom começo não garante muita coisa (na oitava rodada do Brasileirão de 2004 o Criciúma era o líder e acabou sendo rebaixado ao fim do torneio), bem como um começo ruim pode ser superado (nesse mesmo ano o Santos era o vigésimo e acabou como campeão), no entanto o mais normal (com muitos exemplos nos últimos anos) é que os clubes que comecem bem consigam finalizar o torneio em posição de destaque, fora a vantagem de já no início do campeonato ganhar o incentivo da torcida que certamente ajudará ao longo da caminhada. Da mesma forma que um começo desastroso pode resultar em baixos públicos ao longo do torneio, piorando ainda mais a situação do clube. (todos os lanternas na oitava rodada dos últimos 6 campeonatos Brasileiro acabaram o ano rebaixados)

Que nossos clubes consigam nesse começo superar suas dificuldades para que não tenhamos que conviver com as lamentações e os protestos ao longo de todo o campeonato.
Bahia: América MG (F), Flamengo (C), Grêmio (F), Atlético MG (C), Fluminense (F), Atlético PR (F), Corinthians (C), Avaí (F)

Vitória: Vila Nova (C), Icasa (F), Guarani (C), Duque de Caxias (F), ABC (C), Sport (C), Ponte Preta (F), Paraná (C).

Victor Hugo

Autor(a)

Deixe seu comentário