Rubro-negros criticam briga de emissoras

Os dirigentes do Clube dos 13, que congregam 20 dos principais times de futebol do País, criaram um embate interno por causa da disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014, uns alinhados na preferência pela TV Globo e outros defendendo uma licitação que inclui Record e Rede TV!.

Enquanto isso, suas torcidas permanecem como meros espectadores da briga. Uma rara manifestação coletiva sobre o assunto vem do Movimento Somos Mais Vitória, um grupo de torcedores do Esporte Clube Vitória, de Salvador.

Nesta segunda-feira (28), os rubro-negros elaboraram uma nota pública para contestar a linha das negociações dos cartolas. “É preciso (…) que se estabeleçam garantias de que o calendário será cumprido, que não ocorrerá a tradicional e infame «virada de mesa», que os jogos acontecerão em horários minimamente razoáveis e que também seja preservado, ou até ampliado, o respeito às diversidades regionais”, cobram.

“A nota foi motivada para tirar o enfoque do debate. Fala-se em cifras, milhões, mas não se fala no principal: o torcedor. A única referência veio de uma nota da Globo, dizendo que o importante era o torcedor, logo ela que praticava o monopólio. Não tomamos o partido de ninguém. Cremos que a redenção do futebol não está em decidir qual será a emissora. Acima de tudo, é preciso cumprir o calendário, com horários razoáveis e não em horário de boate, porque você dificulta o transporte de quem não tem carro”, afirma o jornalista Franciel Cruz, um dos organizadores do movimento.

“Outra coisa fundamental”, complementa, “é que o modelo atual do Clube dos 13 já é injusto e a proposta de mudança amplia o abismo entre clubes grandes e pequenos. Querem transformar o Brasil em dois clubes, como ocorre na Espanha com o Barcelona e o Real Madrid”, critica Cruz.

Na nota, há também um ataque às decisões de cúpula. “O debate só tomou este viés arbitrário porque ainda não há uma efetiva participação dos torcedores nos destinos de seus clubes, que sempre foram tratados como monarquias ou capitanias hereditárias”, dizem os rubro-negros.

No ano passado, o time baiano caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O Movimento Somos Mais Vitória foi idealizado em Setembro e lançado em Dezembro de 2010, com mobilização através da internet; hoje, conta com cerca de mil torcedores cadastrados, 80% deles sócios do clube. Eles batalham por transparência e democratização no futebol. Claudio Leal e Eliano Jorge do Terra Magazine

Confira a íntegra da nota.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário