Bahia vence o América e coloca um pé na Série A

Em jogo cercado de enormes expectativas e até de certa tensão pela torcida tricolor, o Bahia caprichosamente venceu na noite desta terça-feira o América-MG, pelo placar de 1 x 0, gol marcado aos 28 minutos do primeiro tempo, através do atacante Jael num chute rasteiro de esquerda que acertou o canto direito do goleiro Flávio. Resultado fantástico, preciso e necessário que coloca o Esporte Clube Bahia praticamente como um dos integrantes da Série A de 2011, com margem de duvida beirando a casa do zero, vírgula, zero!

Com o resultado o Bahia soma agora preciosos 62 pontos, se mantém na terceira posição, seis pontos acima da Portuguesa de Desporto, a primeira equipe fora do G4. O próximo jogo do tricolor pode ser o jogo para fechar o caixão, isto na hipótese provável de uma vitória no próximo sábado, em Pituaçu, contra a Portuguesa. O tricolor com 65 pontos não poderá ser alcançado nem por Sport ou Portuguesa e assim finalmente o clube, depois de longos anos retorna a primeira divisão do Futebol Brasileiro. Confira detalhes do jogo em relato do UOL, e logo após, o vídeo com melhor qualidade com o gol da retumbante vitória tricolor.

O JOGO – O nervosismo foi um adversário adicional do América-MG no jogo contra o Bahia. Os primeiros minutos de partida foram da equipe visitante, que tentou aproveitar o descontrole do anfitrião para atacar e buscar o seu gol. A partir dos 10 min, a agremiação comandada pelo técnico Mauro Fernandes conseguiu se controlar e assumiu o domínio da partida.

Prova disso é que aos 18 min e 23 min, o veterano atacante Euller teve duas boas possibilidades, mas em ambas as ocasiões bateu para fora, errando o alvo. Na base do que não faz, leva, o Bahia abriu o marcador, aos 27 min. Em um rápido contra-ataque, o atacante Jael, ex-jogador de Atlético-MG e Cruzeiro, recebeu a bola e bateu de esquerda e acertou as redes americanas.

E o time da casa voltou a demonstrar descontrole emocional. O Bahia teve chances para se aproveitar e ampliar o placar. Numa delas, aos 29 min, Adriano cruzou e Ananias chutou para difícil defesa de Flávio. A equipe mineira continuava desarticulada em campo, errando muito e, aos 35 min, quando Jael seguia em direção ao gol, o goleiro do América fez falta no adversário e foi expulso pelo árbitro gaúcho Marcio Chagas da Silva.

“Não tinha ninguém na sobra. Tive que fazer uma falta que não precisava e ele me expulsou. Fazer o quê?”, indagou o goleiro Flávio, ao deixar o gramado. Mauro Fernandes tirou Euller para colocar o goleiro reserva França. O América ainda demorou um pouco, mas recolocou os nervos no lugar e teve uma chance para empatar, aos 47 min, quando Marcos Rocha cruzou, da direita, e Fábio Júnior cabeceou para fora.

“Tínhamos o jogo sob controle e, infelizmente, sofremos um gol de contra-ataque isso dificulta bastante, depois da expulsão fica mais complicado”, observou Fábio Júnior, que lamentou a chance desperdiçada no final do primeiro tempo. “Quase deu para empatar, mas ainda vai dar”, ressaltou o artilheiro americano, referindo-se à etapa final.

Para o autor do gol do time baiano, Jael, com um jogador a mais o Bahia tem condições de confirmar o seu triunfo, no segundo tempo. “É importante, a gente veio aqui para fazer boa partida e vencer, manter o ritmo, com um jogador a mais, fazer os três pontos aqui e conseguir um salto enorme para conseguir direto a nossa vaga no G4”, afirmou o atacante, que, no primeiro turno, marcou duas vezes na vitória do Bahia por 3 a 0 sobre o clube mineiro.

O América-MG voltou com uma mudança. Mauro Fernandes tirou o zagueiro Preto e colocou o atacante Thiago Silvy em campo, ‘corrigindo’ a mudança feita no momento da expulsão de Flávio, quando optou pela saída de Euller. O Bahia voltou com a mesma formação e buscou o segundo gol para ficar mais tranquilo no placar.

Na base da vontade e disposição, o América-MG, mesmo com um jogador a menos, tentava repetir o feito da última sexta-feira, quando perdia para o Guaratinguetá, mas virou e venceu, por 3 a 1. Fábio Júnior bem que tentou. Aos 18 min, por exemplo, ele dominou no peito e bateu, mas Fernando defendeu para escanteio.

O América empurrava o adversário para o seu campo, fechando-se na marcação e armando o bote para explorar o contra-ataque e tentar definir a partida, que seguia movimentada e muito disputada. À medida que o tempo passava, o Bahia procurava parar o jogo e fazer o tempo passar, na expectativa de garantir os três pontos. Já a equipe mandante aumentava a pressão. Aos 36 min, Rodrigo, em cobrança de falta, mandou a bola na trave. Nos descontos, até o goleiro França foi ao ataque, em cobrança de escanteio, sem conseguir empatar.Veja também
Bahia x Portuguesa: Ingressos à venda nesta quarta-feira

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário