Final de campeonato. O Vitória assim como o Bahia, deu um passo atrás. Regrediu em relação ao ano passado, onde fez uma campanha melhor e não precisou ficar tão vermelho para assegurar uma vaguinha para a Copa Sul-americana, ainda assim, com um gol beirando os 40 minutos do segundo tempo. Outro assunto que trata a Tribuna da Bahia, desta segunda-feira, é a confirmação de Mauro Galvão como gestor de Futebol e Ricardo Silva como treinador e no embalo, reafirma que Vagner Mancine, vai embora barão, com cem mil de prêmio na mão. Confira. O destino realmente prega muitas peças nas pessoas. O técnico do Vitória, Vágner Mancini, foi mais uma destas vítimas. Depois de afastar o meia Leandro Domingues por um desentendimento quando o jogador defendeu o lateral Apodi, coube ao meia garantir um final de ano gordo para o treinador. Foi de Leandro Domingues o gol do empate em 2 a 2 com o Goiás, na tarde de ontem, que confirmou o Vitória na Copa Sul-Americana de 2010, pelo segundo ano consecutivo, e uma premiação de R$ 100 mil para o treinador.
Foi por este prêmio que Mancini se manteve no Vitória até a tarde de ontem. A demissão do treinador já havia sido confirmada há duas semanas, mas, inexplicavelmente, a diretoria e o próprio técnico defenderam a permanência até o final do Campeonato Brasileiro.
A premiação foi também o motivo que manteve o vice-presidente executivo de futebol, Jorge Sampaio, no cargo até a tarde de ontem. O dirigente nem participou mais da renovação do contrato dos jogadores para a próxima temporada. Mesmo assim, vai ter um Natal feliz, com cerca de R$ 60 mil como prêmio pela classificação do time para a Sul-Americana.
Só que com o final de Série A que teve, qualquer premiação soa como agressão para os torcedores do Vitória. Depois de sonhar com a Libertadores, o rubro-negro baiano chegou a ficar ameaçado pelo rebaixamento para a Série B. E ontem, diante de um time sem as principais estrelas do Goiás, conseguiu o empate nos minutos finais da partida.
Mauro Galvão e Ricardo Silva serão anunciados esta semana
O presidente do Vitória, Alexi Portela, prometeu que só trataria publicamente do planejamento para 2010 quando se encerrasse o Campeonato Brasileiro deste ano e assim será. Hoje, o ex-zagueiro Mauro Galvão deve chegar a Salvador e, na quarta-feira, quando os jogadores se reapresentam, o dirigente será anunciado como novo diretor de futebol do clube, juntamente com a confirmação de Ricardo Silva como treinador.
Os contatos com Mauro Galvão foram iniciados na semana passada. O acerto também foi feito com antecedência, mas as duas partes se contiveram para não anunciar oficialmente. Galvão será contratado para ocupar uma função que, no entendimento do presidente do Vitória, Jorge Sampaio não estava cumprindo bem.
Os dirigentes rubro-negros entendem que Sampaio tem muito conhecimento da parte administrativa do clube, mas peca na experiência com o futebol. Esse é exatamente o oposto de Mauro Galvão, que foi demitido do Grêmio por saber muito do futebol, mas ter pouco entendimento da gestão fora das quatro linhas