A Copa Libertadores voltará a ter uma final brasileira em 2024. O Atlético-MG, que eliminou o River Plate-ARG, vencendo por 3 a 0 em casa e empatando sem gols em Buenos Aires, vai enfrentar o Botafogo, que passou pelo Peñarol-URU, goleando por 5 a 0 no Engenhão e perdendo por 3 a 1 no Uruguai jogando com um time praticamente reserva.
Com Atlético-MG e Botafogo garantidos na final da Libertadores, o Campeonato Brasileiro já tem pelo menos um G-7 garantido, o que é excelente para o Esporte Clube Bahia, que atualmente ocupa o 7º lugar, com 46 pontos, cinco abaixo do São Paulo – 6º colocado com 51. Porém, o G-6 pode se tornar até um G-8.
Confira os cenários:
Atlético-MG campeão das Copas: Se o Galo vencer a Copa do Brasil e também a Copa Libertadores, abrirá mais uma vaga direta no Brasileirão, transformando o G-4 em G-5 (vaga na fase de grupos) e o G-6 em G-7 (vaga na Pré-Libertadores).
Flamengo ou Botafogo vence uma, e o Atlético-MG a outra: Caso o Galo vença apenas uma competição (Copa do Brasil ou Libertadores), não abrirá vaga extra, a menos que termine no G-6 da Série A. Se Flamengo ou Botafogo ganharem a outra, o G-6 vira G-7.
Flamengo e Botafogo campeões: Esse cenário seria ainda mais favorável para os times que estão na disputa pela Libertadores, visto que se Flamengo e Botafogo vencerem as competições e estiverem no G-4, abrirão duas vagas extras, transformando o G-4 em G-6 e o G-6 em G-8.
Ainda tem a questão do Cruzeiro, que se classificou para a final da Copa Sul-Americana eliminado o Lanús na Argentina, e vai em busca do título. Mas isso só iria impactar o Bahia se o Cruzeiro ultrapassá-lo na tabela.