Com uma campanha impressionante de recuperação no segundo turno, o Esporte Clube Vitória saiu da zona de rebaixamento para conquistar uma vaga à Copa Sul-Americana, com uma rodada de antecedência. Com isso, o Leão entrou em campo neste domingo para se despedir da temporada, sonhando com uma vaga no G-9 para garantir vaga direta para a 3ª fase da Copa do Brasil.
Para terminar na 9ª colocação, a combinação era complexa. Precisava vencer o Flamengo, na despedida do atacante Gabigol, e ainda torcer por derrota do Cruzeiro contra o Juventude e por tropeço do Vasco diante do já rebaixado Cuiabá na Arena Pantanal.
Independentemente disso, o Vitória foi até o Estádio do Maracanã para tentar “estragar” a festa de despedida do atacante Gabigol e fez um bom jogo, ficando duas vezes na frente do placar, mas acabou cedendo o empate por 2 a 2. Com o resultado, o Leão encerra a competição na 11ª colocação, com 47 pontos.
No primeiro tempo, o Leão mostrou eficiência aproveitando a boa chance que teve. Após cruzamento de Carlos Eduardo, Alerrandro aproveitou cochilo de David Luiz e Rossi e apareceu para desviar para o gol e abrir o placar. O Flamengo teve mais de posse, mas chegou poucas vezes com perigo. As melhores chances foram com Wesley pela direita, mas ele finalizou mal.
No segundo tempo, o Flamengo chegou ao empate com o atacante Gabigol, mas Janderson colocou novamente o Vitória na frente do placar com um belo chute de fora da área. Ayrton Lucas igualou e garantiu o 2 a 2 no placar.