Adversário do Esporte Clube Bahia nesta segunda-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama vinha de um jejum incômodo de oito jogos sem vencer na temporada, que foi encerrado com o triunfo por 1 a 0 sobre o Cuiabá em jogo atrasado da 19ª rodada, na última quinta-feira.
Nos últimos 10 confrontos, o Cruzmaltino venceu apenas dois. Além do Cuiabá, derrotou o Vitória, por 1 a 0, no Estádio Manoel Barradas, pela 25ª rodada da Série A. Depois do triunfo contra o Leão, o Vasco amargou quatro derrotas e quatro empates, contando Brasileiro e Copa do Brasil.
Nesse período, o Vasco perdeu para o Athletico-PR, por 2 a 1, mas passou nos pênaltis para as semifinais da Copa do Brasil, porém, após perder por 2 a 1 para o Atlético-MG na Arena MRV e empatar por 1 a 1 em São Januário, acabou eliminado do torneio.
Pela Série A, foram duas derrotas, para Palmeiras (1×0) e São Paulo (3×0), e três empates, contra Flamengo (1×1), Cruzeiro (1×1) e Juventude (1×1). Com a sequência negativa quebrada ao vencer o Cuiabá, o Vasco aliviou um pouco a pressão e chega para enfrentar o Bahia buscando entrar na briga por vaga na Pré-Libertadores.
Bahia e Vasco se enfrentam às 21 horas desta segunda-feira, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O Esquadrão, que vem de empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão, ocupa o 7º lugar, com 46 pontos, enquanto o Cruzmaltino ocupa a 10ª colocação, com 40 pontos.