Vivendo uma grande fase com a camisa do Nam Định, do Vietña, o atacante Rafaelson, cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória, se naturalizou vietnamita. Ele atua no oriente há sete anos, passando por clubes do Japão e do Vietña. Conhecido como “Nguy?n Xuân Son”, o centroavante soma 100 jogos e 68 gols marcados por clubes no futebol vietnamita, defendendo cinco clubes Næstved, Nam Dinh, SHB Da Nang, Topenland Binh Dinh e Thep Xanh Nam Dinh.
“Estou muito feliz com essa naturalização. Eu e a minha família estamos vivendo um momento especial aqui no Vietnã. Somos gratos ao povo vietnamita. É um orgulho ser cidadão dessa pátria que me acolheu tão bem”, afirmou o atleta.
Com a grande fase que vive atuando na primeira divisão do futebol do Vietnã, Rafaelson espera ser convocado para defender a seleção vietnamita. O próximo jogo da seleção será no dia nove de outubro contra a Índia.
“Agora que sou oficialmente vietnamita estou sim um pouco ansioso numa convocação para defender a seleção, mas, logicamente, não posso deixar essa ansiedade atrapalhar a minha rotina. Vou seguir muito focado no meu trabalho como atleta do Nam Dinh e, caso eu seja convocado, procurarei desempenhar um bom papel e representar bem o país”, concluiu Rafaelson.
Formado nas categorias de base do Vitória e com poucas oportunidades no time principal do Leão, Rafaelson deixou o Brasil em 2018, quando rumou para Vegalta Sendai, do Japão. Na sequência, acertou com o Naestved, da Dinamarca, onde ficou por duas temporadas. No Vietnã passou pelo Da Nang, Bình Dinh e Nam Dinh, onde vive sua segunda passagem.