Anunciado oficialmente nesta sexta-feira (26), o atacante Luciano Rodriguez teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está à disposição do técnico Rogério Ceni para estrear com a camisa do Esporte Clube Bahia. Para comprar o jogador, o Tricolor desembolsou 12 milhões de dólares (R$ 65,3 milhões) por 70% dos direitos econômicos.
A expectativa é que ele seja relacionado e fique como opção no banco de reservas no jogo deste sábado (27), contra o Internacional, às 20h, na Arena Fonte Nova, pela 20ª rodada da Série A. O último jogo de Lucho foi no dia 6 de julho, contra o Cerro Largo, pelo Campeonato Uruguaio.
Nascido em Montevideo (Uruguai), Luciano Rodríguez Rosales foi revelado pelo Bella Vista-URU, mas se profissionalizou no Progreso-URU, onde atuou de 2020 até 2022, disputando 53 jogos e balançando as redes sete vezes. Em 2023, foi adquirido pelo Liverpool Montevideo-URU, onde se destacou na temporada, marcando 9 gols e dando uma assistência em 34 partidas. Em 2024, marcou 8 gols em 23 jogos.
Luciano Rodrigues disputou o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção do Uruguai, marcando 5 gols e dando 2 assistências em 9 jogos. Além disso, fez parte do elenco campeão do Mundial Sub-20 com o Uruguai em 2023, marcando o gol da vitória por 1 a 0 na final que garantiu o título sobre a Itália. Em 5 jogos, balançou as redes uma vez.