Um levantamento feito pelo Espião Estatístico, do site Globo Esporte, aponta o Esporte Clube Bahia como o clube da Série A que menos utiliza jogadores das divisões de base. Ao longo das 17 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Tricolor mandou para campo apenas um atleta vindo da base. Trata-se do zagueiro Gabriel Xavier, de 23 anos, que vem sendo um dos destaques da equipe na competição.
Ryan, atleta da base que fazia parte do elenco principal, foi emprestado ao CRB na semana passada. Ele não chegou a atuar no Brasileirão. Outros jogadores formados na base do clube que participaram ou já participaram dos treinamentos com o elenco principal, também não receberam oportunidade são: Roger Gabriel, Sidney, Thiago e Jota.
Na derrota para o Cuiabá, no último sábado, o atacante Thiago foi opção no banco de reservas. Ceni falou sobre os atletas da base: “Roger está na Seleção, Thiago relacionado. Jota e Sidney vem de lesões recentes, estavam se recuperando. O maior objetivo que nós temos é inserir o maior número de jogadores de base, promover minutos e expor no mercado com venda futura”, explicou o treinador.
Já o Esporte Clube Vitória utilizou apenas dois jogadores da base na Série A, até o momento. O goleiro Lucas Arcano, que é titular absoluto, e o atacante Fábio Soares, que vem recebendo algumas chances nas últimas partidas. Porém, o número pode aumentar, visto que três atletas da base que estavam emprestados ao Itabuna na Série D foram integrados ao elenco principal: Lawan, Luís Miguel e José Breno.
Clubes da Primeira Divisão X Jogadores da base usados na Série A:
Bahia : 1
Atlético-GO, Cuiabá, Fortaleza e Vitória: 2
Internacional e Juventude: 4
Botafogo, Bragantino e Criciúma: 5
Vasco: 6
Cruzeiro: 7
Atlético-MG e Flamengo: 8
Athletico-PR e São Paulo: 10
Grêmio e Palmeiras: 11
Fluminense: 12
Corinthians: 16