O Esporte Clube Bahia terá um desfalque importante para os próximos jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O lateral-direito Santiago Arias, de 32 anos, que vem sendo um dos destaques da equipe (18 partidas, um gol e deu duas assistências), foi convocado para servir à Seleção Colombiana em dois amistosos. Além disso, deve disputar a Copa América, podendo desfalcar o tricolor por mais de um mês – até 11 jogos.
Com a ausência de Árias, o técnico Rogério Ceni tem como principal opção o lateral Gilberto, que chegou ano passado, contratado junto ao Benfica, de Portugal, e era titular da equipe até o início dessa temporada, porém, com atuações abaixo do que era esperado, acabou perdendo a vaga para o colombiano.
Gilberto pode voltar a jogar pelo Bahia após dois meses. Ele não atua desde 10 de abril, no triunfo por 3 a 0 sobre o Náutico, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Na atual temporada, o lateral-direito disputou 14 jogos pelo Tricolor, 12 como titular, com duas assistências para gols. Além dele, outra possibilidade para o setor é Cicinho.
O Bahia não deve contar com Árias nos jogos contra Fortaleza, Criciúma, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, São Paulo, Juventude, Palmeiras, Athletico-PR, Cuiabá e Corinthians.
Árias já se apresentou à seleção colombiana para a disputa de amistosos contra Estados Unidos e Bolívia, nos dias 8 e 15 de junho. A Colômbia convocou 28 jogadores, e depois vai cortar dois, para a disputa da Copa América, a partir de 20 de junho. A chance do lateral tricolor ser retirado da lista é pequena. Desta forma, ele pode voltar a jogar apenas na 20ª rodada.