Nesta quinta-feira (11), em coletiva realizada na sala de imprensa jornalista João Borges Bougê, o Esporte Clube Vitória oficializou a parceria com o Itabuna. O evento contou com a presença do secretário da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Davidson Magalhães. O Rubro-Negro oferecerá toda estrutura – jogadores, comissão técnica – para o time itabunense disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Itabuna mandará seus jogos no Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. A equipe está no Grupo A6 e a estreia será contra o Real Noroeste Capixaba FC, de Vitória do Espírito Santo. O Dragão do Sul também enfrentará Audax Rio (RJ), Democrata FC (MG), Ipatinga (MG), Nova Iguaçu (RJ), Portuguesa (RJ) e Serra FC (ES).
“Essa parceria é muito importante para o Vitória. Vocês sabem que há muito tempo tentamos levar a marca do Vitória para o interior do Estado e não é fácil se não tem apoio e nem estrutura. Isso não é simplesmente uma parceria que vai nos beneficiar sim. O Vitória vai botar o sub-20, vai reforçar o sub-20 para disputar a Série D, vai dar minutagem aos meninos. Estamos também atendendo ao pleito do Itabuna que estava sem condição de disputar a Série D. Essa parceria também se estende muito mais do que isso. Vamos ter o núcleo do Vitória em Itabuna numa área que já existe lá com dois campos de futebol, que vai servir para todo o sul do Estado. Vamos criar nossa primeira sede no interior da Bahia. Vamos montar escolinha, fazer base com o Itabuna. Vai ser muito importante para a ideia de interiorizar a marca do Vitória”, afirmou o presidente Fabio Mota.
O presidente do Itabuna, Rodrigo Xavier, esteve presente à solenidade e celebrou a parceria. “Não tenho dúvida que a perspectiva futura dessa parceria é evoluir e tornar o Itabuna cada vez mais forte e também o Vitória. Estamos confiantes que vamos fazer uma bela disputa na Série D. Quem sabe não podemos estar na Série C no ano que vem”, comentou.
O secretário Davidson Magalhães ressaltou a preocupação do governo do Estado em fortalecer o futebol baiano “Que outras parcerias desse tipo surjam para fortalecer ainda mais os clubes do interior do nosso estado. Nós entramos nessa parceria exatamente com a concessão do estádio de Pituaçu, que é público e não é uma concessão como é o caso da Fonte Nova. Pituaçu serve exatamente para fortalecer o esporte baiano”, disse o secretário.