Depois de quebrar o tabu de cinco anos sem se classificar para o mata-mata do Campeonato Baiano, o Esporte Clube Vitória agora deu um passo importante para voltar a disputar o título estadual, que não conquista desde 2017. Na tarde deste domingo (10), atuando no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Leão venceu o Barcelona de Ilhéus, por 2 a 0, no jogo de ida da semifinal, e colocou um pé e meio na final do Estadual. Os gols foram marcados por Alerrandro e Zé Hugo.
Com a vitória, o Leão pode até perder por um gol no jogo de volta que se classifica, enquanto a Onça Pintada precisa vencer por três gols de diferença para se classificar ou por dois gols para decidir nos pênaltis. Quem avançar após os 180 minutos, encara o vencedor do duelo entre Bahia e Jequié. No jogo de ida, o Tricolor levou a melhor e venceu por 1 a 0 no Estádio Waldomiro Borges. A partida de volta será no próximo sábado, às 16h, na Arena Fonte Nova.
O primeiro tempo foi movimentado. O Vitória começou melhor e, aos 13 minutos, balançou a rede com Alerrandro. Porém, o VAR chamou o árbitro para rever o lance e o gol foi anulado por falta de Dudu na origem. Aos 19 minutos, Emerson Souza Silva marcou pênalti para o Barcelona, mas foi chamado novamente pelo árbitro de vídeo e anulou lance. Nos minutos finais, o jogo ficou pegado, mas os times tiveram chance de marcar. Cesinha parou em Muriel, enquanto Rodrigo Andrade e Matheusinho quase fizeram para o Leão.
No início do segundo tempo, mais uma polêmica. Alerrandro caiu dentro da área após o jogador do Barcelona dar um carrinho para tentar interceptar a bola. O VAR chamou o árbitro, mas ele entendeu que o toque não foi suficiente para derrubar o atacante. Minutos depois, PK recebeu na esquerda e cruzou para Alerrandro desviar e abrir o placar.
Em desvantagem, o Barcelona tentou buscar uma relação, e aos 22, Muriel voltou a aparecer para evitar o gol de Dionas Bruno. Contudo, aos 29, Tauã fez falta em Zeca, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando a situação do Rubro-Negro ainda mais confortável. Com um a mais, o Leão seguiu com mais volume e nos acréscimos, Mateus Gonçalves fez linda jogada e cruzou para Zé Hugo anotar o segundo e fechar a conta.
O Esporte Clube Vitória terá a semana livre para treinar visando o duelo de volta da semifinal do Campeonato Baiano, marcado para o próximo domingo (17), às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas. Três dias depois, o Leão tem o segundo clássico Ba-Vi do ano, na quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste.
SEMIFINAIS DO BAIANÃO
JOGOS DE IDA:
Sábado, 09/03
16h – Jequié 0 x 1 Bahia (Waldomiro Borges)
Domingo, 10/03
16h – Barcelona 0 x 2 Vitória (Mário Pessoa)
JOGOS DE VOLTA:
Sábado, 16/03
16h – Bahia x Jequié (Fonte Nova)
Domingo, 17/03
16h – Vitória x Barcelona (Barradão)