A Seleção Brasileira não conquista a Copa do Mundo desde 2002, quando chegou ao título vencendo a Alemanha na final sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Nas últimas cinco edições, o máximo que conseguiu foi chegar numa semifinal, em 2014, na Copa do Brasil, quando levou 7 a 1 da Alemanha, também sob o comando de Felipão.
Nas outras edições, o Brasil caiu nas quartas de final. Todas as vezes, a Seleção Brasileira foi eliminada por uma Seleção da Europa: França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia. Esse é um dos questionamentos da imprensa e de boa parte da torcida, o motivo pelo qual a Seleção não realiza amistosos contra europeus, que são a pedra no sapato da Seleção em Copas.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre o assunto nesta quarta-feira e confirmou que terá amistosos contra seleções mais qualificadas. Um contra a Espanha já está acertado, além de outro europeu, que ainda será confirmado.
“O Brasil ficou muito tempo sem jogar com a Europa, e acho que nesse momento a gente tem que testar mesmo a seleção brasileira. Já jogamos muito, não desmerecendo com todas as seleções sul-americanas ou seleções que tem um ranking muito abaixo, não dá para a gente fazer comparativo como tá a nossa seleção se nós não jogarmos com as maiores, portanto o nosso conceito é jogar sempre com as seleções mais qualificadas”, disse.
Eliminações do Brasil nas últimas Copas:
Brasil 1 (2) x 1 (4) Croácia – Copa do Mundo 2022 (Catar)
Brasil 1 x 2 Bélgica – Copa do Mundo de 2018 (Rússia)
Brasil 1 x 7 Alemanha – Copa do Mundo de 2014 (Brasil)
Brasil 1 x 2 Holanda – Copa do Mundo de 2010 (África do Sul)
Brasil 0 x 1 França – Copa do Mundo de 2006 (Alemanha)