O Esporte Clube Bahia estreia neste sábado no Campeonato Brasileiro da Série A, enfrentando o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid. Para estrear com o pé direito na competição nacional, o Esquadrão tentará quebrar o tabu de nunca ter vencido o time paulista atuando fora de casa. Em 15 jogos com mando de campo do time paulista, o Esquadrão perdeu oito vezes e empatou sete, marcou apenas 10 gols e sofreu 31.
No último encontro no Estádio Nabi Abi Chedid, os times empataram por 3 a 3 pelo Campeonato Brasileiro. O Esquadrão chegou a abrir 2 a 0 com menos de 20 minutos de jogo, com dois gols de Gilberto, mas levou a virada com gols de Artur, Luan Cândido e Cuello, porém, nos minutos finais o volante Jonas igualou. O time tricolor era comandado por Dado Cavalcanti.
Por outro lado, o histórico geral aponta um certo equilíbrio entre os adversários. Em 27 duelos, foram 6 triunfos do Bahia, 13 empates e 8 derrotas. Marcou 34 gols e sofreu 48. Considerando apenas os jogos em Salvador, o Tricolor também nunca perdeu. Em 12 partidas, venceu seis e empatou seis.
O último triunfo do Bahia sobre o Bragantino foi no dia 16 de agosto, quando venceu por 2 a 1, no Estádio de Pituaçu, com o gol do triunfo marcado no apagar das luzes. Juninho abriu o placar, Léo Ortiz empatou, mas Ernando marcou os acréscimos, pela 3ª rodada da Série A. No segundo turno, atuando no Nabi Abi Chedid, no dia 20 de novembro, o Bahia levou um passeio do Bragantino, sendo goleado por 4 a 0. Os gols foram anotados por Claudinho (2x), Ytalo e Helinho.