Livre no mercado após rescindir o contrato com o Olympiacos, da Grécia, o meia James Rodriguez voltou ao radar do Botafogo. Segundo informação do ge.globo, o empresário John Textor pretende fazer uma nova investida pelo colombiano de 31 anos com passagem pelo Real Madrid. No ano passado, o Fogão tentou contratar James, quando ele atuava no Al-Rayyan, do Catar, mas ele preferiu se transferir para a Europa. A SAF do clube carioca vê o reforço como fundamental para a Série A, mas entende a negociação como difícil.
James Rodríguez começou nas divisões de base do Envigado, da Colômbia, e passou por Banfield-ARG, Porto-POR e Monaco-FRA, antes de chegar ao Real Madrid, em 2014, quando despontou como uma grande promessa do futebol mundial. Foram três temporadas no clube espanhol, disputando 111, marcando 36 gols e dando 37 assistências. Porém, acabou perdendo espaço e foi emprestado ao Bayern de Munique, atuando por duas temporadas.
O colombiano retornou ao Real Madrid em 2019, mas atuou apenas 14 vezes, com um gol marcado e duas assistências. Sem conseguir recuperar o seu espaço, deixou o clube para atuar no Everton, da Inglaterra, ficando menos de um ano e se transferindo para o Al-Rayyan, do Catar, onde entrou em campo 16 vezes, balançando as redes 5 vezes e contribuindo com 6 assistências. Em 2022, acertou com o Olympiacos, da Grécia. Foram 23 partidas, com 5 tentos e 6 passes para gol. Pela seleção colombiana, o meia disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018) e três Copas Américas (2015, 2016 e 2019).