A Copa do Mundo é cheia de surpresas. São seleções que vencem as favoritas, ou então goleadas inesperadas, bem como eliminações surpreendentes. Independentemente de qual for o cenário, os jogos da Copa do Mundo podem acabar com qualquer projeção criada por especialistas em futebol. Para quem gosta de ter mais informações sobre o futebol e a Copa do Mundo, vale a pena dar uma olhada no passado e relembrar algumas das seleções que marcaram essa competição.
Coreia do Norte
Muitos fãs de futebol não acreditam que a Coreia do Norte já participou da Copa do Mundo. Mas é verdade, ela participou mesmo. A seleção norte-coreana esteve presente na Copa de 1966 e surpreendeu todos os torcedores que acompanharam essa competição. Sem muitas expectativas, a Coreia foi até a Inglaterra e perdeu por 3 a 0 na estreia da competição.
Porém, na 2ª rodada a Coreia do Norte venceu a Itália por 1 a 0 e repetiu o feito na última rodada, conquistando vaga para as oitavas de final. Apesar da derrota para Portugal nas oitavas, os norte-coreanos fizeram história na competição, conquistando sua melhor campanha em toda a história do país.
Senegal
A Copa do Mundo de 2002 teve muitas surpresas, sendo uma delas a campanha de Senegal. Realizada na Coreia do Sul e no Japão, a competição tinha a França como atual campeã e uma das favoritas ao título. No entanto, os senegaleses estragaram a festa dos franceses logo na estreia.
Afinal, Senegal venceu a França por 1 a 0 com gol de Diop. Na segunda rodada, os senegaleses empataram com a Dinamarca em 1 a 1 e, na última rodada, conseguiram um empate dificílimo contra o Uruguai, em uma partida onde, quem vencesse, seguiria adiante na competição.
Senegal acabou conquistando a 2ª melhor campanha em um grupo dificílimo e se classificou para as oitavas de final, onde venceu a Suécia na prorrogação. Porém, nas quartas de final, os senegaleses perderam para a Turquia na prorrogação e deram adeus a Copa do Mundo de 2002.
Coreia do Sul
Se a Coreia do Norte se destacou na história da Copa do Mundo, os sul-coreanos não foram diferentes. Na edição realizada na Coreia do Sul e Japão, os sul-coreanos chegaram às semifinais. Tudo começou na fase de grupos, onde a Coreia do Sul acabou invicta ao vencer a Polônia, empatar contra os Estados Unidos e, por fim, vencer Portugal.
Nas oitavas de final, a Coreia do Sul passou pela poderosíssima Itália e, nas quartas, venceu a Espanha nas penalidades. Porém, nas semifinais, os sul-coreanos não conseguiram vencer a força da seleção alemã e acabaram perdendo por 1 a 0. Na disputa pelo 3º lugar, a Coreia do Sul perdeu para a Turquia por 3 a 2.
Mesmo com a derrota, a campanha de 2002 foi a melhor em toda a história da Coreia do Sul, que teve participação em 11 edições da Copa do Mundo.