Na última segunda-feira, Bahia e Ceará se enfrentaram pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A no Estádio Metropolitano de Pituaçu, jogo marcado pelas ações dos dois clubes em protesto pelo vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste. O Esquadrão entrou em campo com uma camisa referente as ‘manchas de óleo’ que foram leiloadas para ajudar grupos voluntários que estão agindo contra o petróleo que chega na areia e nas pedras. Pelo lado cearense, os jogadores entraram em campo utilizando luvas pretas em alusão ao desastre ambiental, onde muitas pessoas estão ajudando a limpar as praias.
As ações do Bahia e Ceará foram bastante elogiadas não só pela imprensa do Brasil, como também virou pauta internacional no renomado jornal inglês “The Guardian”, que publicou um vídeo com o título “Brazilian footballers protest oil spill with custom-made shirts and gloves” (Futebol brasileiro protesta contra derramamento de óleo com camisas e luvas customizadas).
Ceará vence o Bahia em jogo marcado por manifestações contra o vazamento de óleo nas praias do Nordeste. O The Guardian postou na conta oficial do Twitter um vídeo falando sobre ações que o povo nordestino vem fazendo para conter a mancha, já presente em diversas praias da região. Na postagem, ações como a dos pernambucanos que tiraram do mar com as próprias mãos o óleo, e as ações de Bahia e Ceará, no clássico nordestino da última segunda-feira.
Brazilian footballers protest oil spill with custom-made shirts and gloves – video report https://t.co/NrWmsun7Ig
— The Guardian (@guardian) October 23, 2019