Após a aposentadoria do ídolo Rogério Ceni, o São Paulo trava uma luta para encontrar o goleiro ideal, porém, até agora não encontrou. Tentou Dênis, Renan Ribeiro, Sidão, Jean (ex-Bahia), mas nenhum – até o momento – conseguiu passar a confiança necessária. Jean recuperou a titularidade, e vinha até bem, mas na última sexta-feira, após triunfo do São Paulo sobre o Vitória no Barradão, o arqueiro provocou a torcida do Leão e foi expulso.
Com essa indefinição, o São Paulo foi ao mercado em busca de um novo goleiro, e o experiente Vanderlei, do Santos, é o plano A da diretoria para 2019. A informação foi publicada inicialmente pelo “Estadão” e confirmada pelo GloboEsporte. O São Paulo fez contato com o Santos e manifestou interesse em Vanderlei. Não há ainda uma proposta formalizada na mesa do clube da Vila Belmiro.
Até dezembro, o São Paulo avalia o desempenho de Jean nesta reta final de Brasileirão como titular. Ele está suspenso para o jogo contra o Flamengo, domingo, no Morumbi. Sidão, substituto de Jean contra o Rubro-Negro, tem 35 anos e contrato até o fim de 2019. Vanderlei tem 34 anos e vínculo com o Santos até dezembro de 2020. Revelado na base, Lucas Perri é visto como uma boa promessa para o futuro.
O Santos não descarta vender Vanderlei, desde que seja por uma boa proposta. De olho em goleiros, o São Paulo considera Vanderlei um jogador de alto nível, mas antes imaginou ser inviável fechar uma negociação para tirá-lo do Santos. Após uma primeira conversa com o Peixe, no entanto, o Tricolor percebeu não se tratar de uma missão impossível.