Bahia quer técnico brasileiro para lugar de Paiva; Dois nomes são especulados

a diretoria já está em contato com alguns técnicos e tem o desejo de fazer o anúncio nos próximos dias.

Foto: Divulgação/Flamengo

Surpreendido com o pedido de demissão de Renato Paiva, o Esporte Clube Bahia já está em busca de um novo treinador para a reta final do Campeonato Brasileiro da Série A. De acordo com informação do ge.globo, a diretoria tricolor prioriza a contratação de um técnico brasileiro, e dois nomes são especulados: Maurício Barbieri e Rogério Ceni, ambos livres no mercado. Porém, em contato com a reportagem do GE, os dois treinadores afirmaram que ainda não foram procurados pelo Bahia.

 

A contratação de um treinador estrangeiro não está descartada, mas as experiências recentes com técnicos de fora não agradaram. Além de Renato Paiva, que durou nove meses, o Bahia teve o argentino Diego Dabode, demitido em 2021 após seis meses no comando do time. Enquanto não anuncia o novo técnico, Rogério Ferreira, treinador do sub-20, comanda os treinos do elenco principal.

Maurício Barbieri, de 42 anos, treinou recentemente o Vasco, mas acabou demitido por conta dos resultados ruins. Foram 24 jogos, com 9 vitórias, 4 empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 43%. Antes, ele teve um trabalho longevo no comando do Red Bull Bragantino, ficando entre 2020 a 2022, levando o clube para a Libertadores, e disputando a final da Sul-Americana. Pelo Massa Bruta, foram 151 jogos, com 58 triunfos, 45 empates, 48 derrotas e 48,6% de aproveitamento.

Maurício Barbieri iniciou a carreira de treinador em 2011, pelo Audax Rio, aos 30 anos. Passou pelo Red Bull Brasil, de 2014 a 2016, treinou o Guarani e o Desportivo Brasil, em 2017, e dirigiu o Flamengo em 2018. Acumula passagens também por clubes como Goiás, América Mineiro e CSA, até o final de 2019.

Rogério Ceni iniciou a carreira de treinador no São Paulo, porém, foi no Fortaleza onde ganhou notoriedade. Teve duas passagens pelo Leão do Pici. Na primeira, ele foi contratado no fim de 2017, após rápida experiência pelo São Paulo, conquistando a Série B do Brasileiro em 2018, o Campeonato Cearense em 2019 e a Copa do Nordeste em 2019. Ceni deixou o Fortaleza para acertar com o Cruzeiro, mas foi demitido poucos meses depois após ter problemas com os jogadores

Retornou ao clube cearense em setembro de 2019, sendo campeão estadual em 2020, antes de acertar sua ida para o Flamengo. Entre 2020 e 2021, comandou o time carioca em 45 jogos, com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, sendo campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil. Após demissão do Flamengo, acertou seu retorno ao São Paulo, em outubro de 2021, ficando até abril de 2023, sendo vice-campeão da Copa Sul-Americana e do Paulistão de 2022.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário