Além do lateral-esquerdo uruguaio Camilo Cándido, do Nacional-URU, e do meia Léo Cittadini, do Athletico-PR, o Esporte Clube Bahia tem negociações para contratar o goleiro Adriel, de 22 anos, que pertence ao Grêmio. Porém, segundo informações vindas da imprensa gaúcha nesta sexta-feira, o arqueiro também tem proposta do Estoril, de Portugal. O clube baiano apresentou uma oferta de empréstimo com opção de compra e está disposto a dar uma compensação financeira ao Grêmio.
O arqueiro disputou 13 partidas esse ano, e chegou a ser titular no início da temporada, no entanto, acabou perdendo espaço na equipe devido a ato de indisciplina. Ele viajou com a delegação gremista para os jogos contra o Bahia, pelo Brasileiro e Copa do Brasil, mas ficou de fora da relação da partida.
Natural de Ilhéus (BA), Adriel Vasconcelos Ramos passou pelas divisões de base de Náutico e Sparta-TO, mas chegou ao Grêmio ainda jovem, em 2018, para integrar o time sub-17. Sua estreia profissional foi em 2021, no jogo contra o Santa Cruz-RS, pela Recopa Gaúcha.
Em 2022, atuou apenas uma partida pelo Campeonato Brasileiro Série B, contra o Brusque, e também defendeu o time sub-23 em cinco partidas. Em 2023, atuou 13 vezes (8 pelo Campeonato Gaúcho, 3 pela Copa do Brasil e 2 pelo Brasileirão), sendo titular no início da temporada, mas perdendo espaço por ato de indisciplina.