A campanha ruim do Esporte Clube Bahia na temporada 2023 passa, especialmente, pela instabilidade do sistema defensivo, que desde o início do ano não passa confiança e quase sempre comete erros, muitos deles bizarros. Exemplo recente do recuo do zagueiro David Duarte para Marcos Felipe, que acabou virando uma assistência para Wesley, do Cruzeiro. A deficiência defensiva faz com que o Esquadrão fique bastante vulnerável e sofra gols com muita facilidade.
Na temporada 2023, Bahia é o time que sofreu mais gols, contando as equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão empata com o América-MG, ambos com 46 gols sofridos. Porém, o time mineiro fez 33 partidas, enquanto o Esquadrão atuou 37 vezes na temporada. Vale destacar que as duas equipes estão na parte de baixo da tabela do Brasileirão. O Tricolor é o 15º colocado, enquanto o Coelho aparece dentro da zona de rebaixamento.
Em terceiro na lista de defesas mais vazadas, aparece o Flamengo, porém, apesar de ter sofrido 43 gols no ano, o clube carioca está nas primeiras posições na tabela da Série A, na 3ª posição. O desempenho ruim do Rubro-Negro pesa mais em outras competições. CRB, Ceará e outras equipes da Série B completam a lista dos times que mais sofreram gols entre aqueles que disputam as primeiras divisões do futebol brasileiro na temporada.
Gols sofridos em 2023:
América-MG e Bahia: 46
Flamengo: 43
Ceará e CRB: 41
Atlético-GO: 39
Avaí, Ituano e Tombense: 38
- Fábio Mota projeta até seis reforços para 2ª janela e revela posições
- Atacante chega em definitivo ao Vitória com contrato até 2024
- Paiva afirma que não houve equívoco na montagem do elenco do Bahia
- Presidente do Vitória confirma proposta por Marinho: ‘A gente tentou trazer’
- Jacuipense encara o Falcon mirando vaga no G-4 da Série D