O Esporte Clube Bahia atravessa um momento complicado na temporada, com oito jogos seguidos sem vencer, seis deles pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Para encerrar esse jejum incômodo, o Esquadrão terá que derrubar um TABU histórico. O último triunfo tricolor sobre o Verdão atuando em Salvador aconteceu no longínquo ano de 1988, por 1 a 0, com gol marcado por Pereira, em cobrança de falta.
De 88 para cá, os times se enfrentaram 15 vezes na capital baiana, com oito derrotas do Bahia e sete empates nesse período. No entanto, os últimos cinco confrontos entre as equipes em Salvador terminaram empatadas. O último encontro foi em 2021, pela 26ª rodada, um empate em 0 a 0 na Arena Fonte Nova, em que o Tricolor só não venceu por conta da grande atuação do goleiro Jailson.
A última vez que o Bahia conseguiu vencer o Palmeiras foi em 2012, quando aplicou 2 a 0 na Arena Barueri, com dois gols de Souza Caveirão. De lá para cá, os times duelaram 15 vezes, entre Brasileirão e Copa do Brasil, com sete vitórias do Verdão e oito empates.
No retrospecto geral, o Palmeiras leva grande vantagem. Em 51 confrontos, são 25 vitórias do Verdão contra apenas 9 do Esquadrão, além de 17 empates. Contando apenas confrontos pelo Brasileiro, ambos se enfrentaram 44 vezes, o time paulista venceu 21, enquanto o Tricolor apenas 8 e tivemos outros 15 empates. Quando se trata de partidas em Salvador, o Palmeiras também tem vantagem. Em 25 partidas, venceu 10 contra apenas 4 do Bahia, além de 11 empates.
- Palmeiras não deve ter quatro ‘selecionáveis’ diante do Bahia
- Vitória faz sondagem pelo meia Nikão, que está emprestado ao Cruzeiro
- Três atletas campeões pelo sub-20 vão treinar no principal do Bahia
- Vitória se reúne com governador e apresenta projeto de duplicação da Rua Artêmio Valente
- Com foco na parte física, Vitória inicia semana de treinamentos