Ex-Vitória, goleiro Caíque é vítima de racismo em jogo da Série C

O goleiro lamentou a situação e afirmou que não foi a primeira vez que sofreu ataques racistas em campo.

Foto: Reprodução

O goleiro Caíque, revelado na base do Esporte Clube Vitória e atualmente defendendo o Ypiranga-RS, foi mais uma vítima do racismo no futebol brasileiro. No último sábado, durante partida contra o Altos, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, pela quarta rodada da Série C, o arqueiro escutou insultos racistas de um torcedor na arquibancada, que foi identificado e conduzido à Central de Flagrantes de Teresina por policiais militares presentes no estádio Lindolfo Monteiro.

 

O goleiro lamentou a situação e afirmou que não foi a primeira vez que sofreu ataques racistas em campo. “Todas as vezes em que ouvi esse tipo de fala eu fiquei calado, mas acho que a gente tem que começar a falar. Acho que mancha o espetáculo. Espero que ele tenha consciência do que fez, que eu tenho certeza que ele não vai repetir mais isso”, lamentou Caíque, goleiro vítima de injúria racial.

O acusado, um homem identificado como Francisco das Chagas de Sousa, foi autuado em flagrante por injúria racial. Após a partida, Caíque e o quarto árbitro da partida foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento. Nas redes sociais, Altos e Ypiranga-RS sem manifestaram em repúdio ao ocorrido.

“Aos oito minutos do primeiro tempo eu fui pegar a bola para cobrar o tiro de meta e ouvi (o insulto). Imediatamente identifiquei o autor da fala e fiz o meu papel de comunicar o árbitro da partida. O mesmo comunicou as autoridades para tomarem as medidas cabíveis. A gente tem que parar com isso. Acho que não tem diferença, cara, de cor, de raça. Somos todos seres humanos. Fica chato conviver com isso. Que as pessoas possam aprender e não cometer mais esse tipo ato”, explicou o goleiro.

Confira a súmula na integra

Aos oito minutos do primeiro tempo, quando o jogo se encontrava parado para a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe do Ypiranga-RS, fui informado pelo goleiro o Sr. Caíque Luiz Santos da Purificação, nr. 97, da equipe do Ypiranga-RS, que um torcedor que encontrava-se na arquibancada atrás do gol havia o chamado de “uva preta”. Informei ao quarto árbitro da partida, o senhor Fábio Gomes de Sousa, para relatar ao delegado da partida o senhor Jaime das Chagas Oliveira, que acionou o major Wilton José de Sousa Silva que identificasse o infrator.

O torcedor foi identificado com o nome de Francisco das Chagas Sousa e retirado do estádio, sendo levado para delegacia, desta forma, após a identificação do torcedor, a partida foi reiniciada normalmente.

Informo que o quarto árbitro da partida Sr. Fábio Gomes de Sousa, o goleiro Caíque Luiz Santos da Purificação e o major Sr. Wilton José de Sousa Silva foram até a delegacia após o término da partida e prestaram depoimento para o alto de prisão em flagrante.

Informo que a cópia do alto de prisão em flagrante não foi enviado a tempo da publicação da súmula devido a troca de plantão do major que estava na partida.

Informo que a cópia do alto de prisão em flagrante será anexado em adendo na segunda feira.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário