Preparador fala sobre trabalho para melhorar condição física no Vitória

O trabalho é dividido em três etapas e pensado em conjunto com o técnico Léo Condé.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

A preparação física foi um dos questionamentos no Esporte Clube Vitória neste início de temporada, especialmente após as eliminações precoces no Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. O clube diagnosticou que a equipe tem problemas em sustentar o rendimento ao longo de todo o jogo. Nesta terça-feira, o preparador físico Diego Kami Mura falou sobre o trabalho que vem sendo feito para melhorar a condição física dos atletas.

“A gente vinha de muitos jogos. Tanto que a gente fez de oito a nove jogos sem nenhuma semana aberta. A gente recuperou, preparou para o jogo, jogou; recuperou, preparou para o jogo, jogou. A gente não teve tempo de fazer nenhum processo de aquisição em relação a condicionamento físico. A partir da semana passada, que a gente teve a semana aberta, aí a gente procurou direcionar os trabalhos para trabalhos de força, de potência, para a gente começar bem essa Série B”.

O trabalho é dividido em três etapas e pensado em conjunto com o técnico Léo Condé. “Nesse primeiro momento, a gente tem explorado o máximo de todas as valências físicas de todos os atletas. No segundo momento entra muito a característica de cada atleta. No terceiro momento entra a parte técnica/tática do Léo [Condé] de utilizar os atletas da melhor forma do que ele pensa no jogo”.

“No início da semana passada a gente priorizou os trabalhos físicos. Hoje não dá para dissociar o trabalho físico e técnico. Hoje é sistêmico, global. Foi muito bem elaborado com Léo para que mantivesse trabalho com bola, mas com caráter físico”.

Ele também falou sobre o desgaste físico de alguns jogadores: “A gente não costuma individualizar o atleta nesse tipo de questão. A gente procura equilibrar o elenco. Quem precisa trabalhar mais, a gente dá uma sobrecarga maior. A gente olha, claro que os trabalho são individualizados, mas a gente pensa na forma coletiva deles todos”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário