Libra divulga critérios de divisão de receitas; Cláusula protege Flamengo e Corinthians

Segundo a Libra, a regra de transição foi elaborada para não permitir que os clubes percam receita em relação ao modelo atual.

Na manhã desta terça-feira, a Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que conta com 26 clubes, divulgou um documento oficializando seus critérios de divisão de receitas, e com uma simulação dos cálculos. No texto, assinado pelo BTG Pactual e pela Codajas Sports Kapital, a Libra cita uma “cláusula de estabilidade”, visa resguardar Flamengo e Corinthians, “clubes que fazem maior concessão na formação da Liga.

Mas o que seria essa cláusula de estabilidade? Caso a receita, no período de transição de cinco anos, fique abaixo do valor da temporada de 2022, Flamengo e Corinthians terão percentuais idênticos aos dos contratos atuais de transmissão, ainda que a quantia seja menor em valor absoluto. Se a receita ultrapassar a de 2022, os dois clubes terão garantidos no mínimo o mesmo valor que receberam no ano passado.

“Caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, os dois clubes manterão o percentual de receitas auferido naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube)”.

“Caso a receita da Série A supere a temporada de 2022, os dois clubes terão receita ao menos equivalente (em números absolutos) a auferida naquele ano. Demais clubes capturam em maior proporção o crescimento inicial de receitas da Liga.”

Segundo a Libra, a regra de transição foi elaborada para não permitir que os clubes percam receita em relação ao modelo atual. Fazem parte da Libra: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

VEJA ABAIXO A APRESENTAÇÃO

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário