Diretor da Base do Bahia explica time alternativo no Baianão Sub-20

O Diretor da Divisão de Base, Marcelo Teixeira, explicou a decisão.

Foto: Divulgação/Bahia de Feira

Atual Tetracampeão Baiano da categoria sub-20, o Esporte Clube Bahia estreou no último sábado perdendo para o Bahia de Feira, por 1 a 0, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. O Esquadrão decidiu utilizar um time alternativo, com atletas mais jovens, inclusive da categoria sub-17, priorizando o Campeonato Brasileiro da categoria sub-20, que já em disputa, onde o Esquadrão lidera o seu grupo com três triunfos em três jogos. O Diretor da Divisão de Base, Marcelo Teixeira, explicou a decisão.

“A gente não tem competição sub-17 neste momento e a gente precisa dar rodagem pra alguns atletas dessa categoria que entendemos que têm muito potencial. Ao mesmo tempo, gostaríamos de fazer uma preparação mais adequada para o sub-20 que está disputando o Brasileiro, pra que se tenha alto nível nos treinamentos, na parte física, alimentação e repouso. Se a gente disputasse as duas competições com a mesma equipe, ia ser impossível disputar o Brasileiro da maneira que a gente intende que tem que ser a preparação. Diante disso preferimos separar o grupo em dois, onde hoje a gente tem um grupo disputando o Brasileiro sub-20, e um outro grupo sub-17, com alguns atletas sub-18 e até poucos sub-19, que irão jogar o Baiano”, explicou.

Mas apesar dos grupos distintos para as duas competições, o dirigente também falou sobre algumas possibilidades de mudanças no decorrer da competição.

“A gente reconhece que o Baiano sub-20 é uma competição muito tradicional, de importância muito grande pela vaga na Copa do Brasil também. Então, a gente vai iniciar dessa forma e mais adiante é possível que a equipe principal sub-20 esteja representando o Bahia nas fases finais do torneio para que a gente possa buscar o título, que é muito importante pra gente e pra nossa torcida, além da vaga na Copa do Brasil. Além disso, de acordo com o desempenho de cada uma das equipes, a gente pode fazer uma troca. Um atleta do sub-18 poderá subir para o sub-20 que joga o Brasileiro, e um do Brasileiro que tiver uma suspensão, ou algo desse tipo, ele pode jogar no nosso sub-18/sub-19”, disse.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário