Bahia volta a disputar final do Baiano após 3 anos e busca o 50º título

Bahia entrou em campo neste sábado pressionado, com protestos da torcida antes da partida

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Depois de cair na primeira fase da Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia entrou em campo neste sábado pressionado, com protestos da torcida antes da partida, mas conseguiu evitar um novo vexame e alcançou a classificação para a final do Campeonato Baiano goleando o Itabuna por 4 a 1, com gols de Everaldo (2) e Cauly (2), diante de 20 mil torcedores na Arena Fonte Nova. Nos primeiros 90 minutos, o tricolor perdeu por 1 a 0, em Camacã.

Com a classificação, o Bahia volta a disputar a final do Campeonato Baiano após três anos, em busca do 50º título para abrir mais vantagem sobre o rival Vitória, que tem 29 títulos. A última vez que o Esquadrão chegou na decisão foi em 2020, quando se classificou como líder na primeira fase com 18 pontos, eliminou o Jacuipense na semifinal pelo placar agregado de 4 a 2, e conquistou o título vencendo o Atlético de Alagoinhas na disputa por pênaltis por 7 a 6 após dois empates (0 a 0 no Estádio Carneirão e 1 a 1 em Pituaçu). Magno Alves abriu o placar para o Carcará, mas Daniel igualou para o Tricolor no 2º jogo da final.

Em 2021, o Bahia resolveu disputar o Campeonato Baiano com o time de aspirantes, e conseguiu a classificação para a semifinal terminando na 3ª colocação, com 15 pontos. Porém, acabou eliminado pelo Bahia de Feira vencendo em Salvador por 1 a 0 e perdendo na Arena Cajueiro por 3 a 0. O Tremendão avançou à final em busca do bicampeonato, mas perdeu a decisão para o Atlético de Alagoinhas, que empatou no Carneirão por 2 a 2 e venceu na Arena Cajueiro por 3 a 2.

Em 2022, o Bahia começou o Baianão jogando com um time alternativo, mas a partir da 3ª rodada, passou a atuar com a equipe principal, e mesmo assim acabou dando vexame sendo eliminado na primeira fase, terminando no 6º lugar, com 12 pontos. O Atlético de Alagoinhas acabou sendo bicampeão baiano, eliminado o Bahia de Feira na semifinal e vencendo o Jacuipense na decisão (empate em 1 a 1 na ida e vitória por 2 a 0 na volta).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário