Bahia goleia o Itabuna na Fonte Nova e está na final do Campeonato Baiano

o Bahia aguarda o seu adversário na final que será conhecido neste domingo.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Com protestos da torcida antes da partida, por conta do péssimo futebol apresentado pelo time e a eliminação precoce na Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia entrou em campo pressionado na tarde deste sábado (18), diante de um público até tímido na Arena Fonte Nova comparado a outros jogos, mas conseguiu evitar um novo vexame, e após perder por 1 a 0 no confronto de ida da semifinal em Camacã, goleou o Itabuna por 4 a 1, alcançando a classificação para a final do Campeonato Baiano, onde irá buscar o seu 50º título. Everaldo (2) e Cauly (2) marcaram os gols do tricolor, enquanto Cesinha anotou para o Dragão do Sul.

 

Agora o Bahia aguarda o seu adversário na final que será conhecido neste domingo (19). O Jacuipense venceu a Juazeirense por 1 a 0 no Estádio Adauto Moraes, e agora joga dentro de casa, na Arena Valfredão, com a vantagem do empate para disputar o título pelo segundo ano seguido. Em 2022, perdeu o troféu para o Atlético de Alagoinhas. O Cancão de Fogo, por sua vez, tenta chegar na final pela primeira vez, mas precisa vencer por dois gols de diferença, ou por um para decidir nos pênaltis. As finais estão marcadas para os dias 2 e 9 de abril.

O jogo começou quente, com o Bahia pressionando e o Itabuna tentando fazer passar o tempo. Aos 6 minutos, Biel deu passe para Everaldo, que não alcançou e a bola sobrou para Jacaré parando em grande defesa de Thiago Passos. Aos 9, novamente Jacaré (principal nome do 1º tempo) pela direita, desta vez, a bola bateu na perna do jogador do Itabuna, porém, o árbitro apontou pênalti. Everaldo foi para a cobrança e abriu o placar. Depois do gol, o Dragão saiu do seu campo e tentou pressionar o Bahia, mas não conseguiu levar perigo. Já o Tricolor teve outras duas boas chances, uma com Cauly parando na defesa e outra com Jacaré cobrando falta.

O Bahia voltou para o 2º tempo pressionando, e aos 6 minutos, em jogada ensaiada, Jacaré tocou para Chávez, que cruzou para Marcos Victor cabecear para Cauly mandar de cabeça e ampliar o placar. Três minutos depois, Biel deu um drible de corpo lindo em Jan Pieter e cruzou para Everaldo anotar o terceiro mesmo finalizando mal. Mesmo com o placar confortável, o Esquadrão seguiu dominando e desperdiçando chances.

Mas aos 27, o cenário mudou. O árbitro marcou pênalti de Jacaré em Cesinha, e expulsou Daniel por reclamação. Cesinha cobrou a penalidade e diminuiu. Minutos depois, o Itabuna também teve um jogador expulso. Hebert reclamou e levou o segundo amarelo. Aos 40 minutos, Acevedo deu um lançamento perfeito para Cauly, que saiu na cara do gol, dominou meio desajeitado, mas conseguiu balançar as redes. O Itabuna ainda perdeu outro jogador expulso, Jean Piter levou o 2º amarelo após cometer falta.

O Esporte Clube Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (22), para enfrentar o CRB, às 21h30, na Arena Fonte Nova, mas deve utilizar uma equipe alternativa, visto que já não tem mais chances de classificação ao mata-mata da Copa do Nordeste. Pela Série A, o Esquadrão deve estrear no dia 15 de abril, contra o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid.

SEMIFINAIS DO BAIANÃO

JOGOS DE IDA

Sábado, 11/03
16h – Itabuna 1 x 0 Bahia (Ribeirão)

Domingo, 12/03
16h – Juazeirense 0 x 1 Jacuipense (Adauto Moraes)

JOGOS DE VOLTA 

Sábado, 18/03
16h – Bahia 4 x 1 Itabuna (Fonte Nova)

Domingo, 19/03
16h – Jacuipense x Juazeirense (Eliel Martins)

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário