Apático, Bahia perde para o Itabuna e fica em desvantagem na semifinal do Baianão

Bahia e Itabuna voltam a se enfrentar no próximo sábado (18), às 16 horas.

Foto: Rafael Machaddo/Divulgação/E.C. Bahia

Com a classificação bastante improvável na Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia viu a pressão aumentar no fraco Campeonato Baiano, onde se classificou como líder na primeira fase, mas sem convencer nos jogos. Na tarde deste sábado (11), mais uma vez praticando um futebol apático, sem organização tática e repetindo as deficiências defensivas, o time de Renato Paiva acabou derrotado pelo Itabuna, por 1 a 0, no Estádio Antônio Elias Ribeiro, em Camacã, pelos primeiros 90 minutos da semifinal do Estadual.

 

Com a derrota, o Bahia agora precisa vencer o Itabuna na partida de volta por dois gols de diferença para avançar à final do Campeonato Baiano e ir em busca do 50º título. Se vencer por um gol de diferença (independente do placar), a decisão será na disputa de pênaltis. O Itabuna tem a vantagem do empate para se classificar à decisão. Na outra semifinal, duelam Jacuipense e Juazeirense.

O jogo no primeiro tempo foi bastante truncado, com muitos erros de passe e raros lances de emoção. As únicas e melhores oportunidades foram do Bahia, todas com Biel. Na primeira, aos 29 minutos, após chute desviado de Acevedo, o atacante apareceu na cara do gol e chutou rasteiro para linda defesa do goleiro Thiago Passos. Na segunda, Biel fez linda jogada, deixou Lucimário no chão, mas preferiu o toque para Jacaré em vez de marcar um golaço, e o passe saiu errado.

O Itabuna voltou para o segundo tempo com outra atitude, e em menos de 7 minutos, teve duas boas chances, a primeira com Alex Sandre, que saiu na cara do gol, mas dividiu com Gabriel Xavier e pediu pênalti. Depois, Hítalo também na cara do gol finalizou fraco para defesa fácil de Marcos Felipe.

O Bahia voltou desligado para o 2º tempo, mas aos 20 minutos teve uma grande chance. Daniel cobrou escanteio, Goulart tocou de letra, e Gabriel Xavier parou em grande defesa de Thiago Passos. Aos 25, Biel recebeu lindo cruzamento de Cauly, dominou e chutou para outra intervenção de Thiago Passos. Porém, aos 28 minutos, Alex Sandre cobrou escanteio e Jan Pieter subiu mais que todo mundo para abrir o placar. Depois do gol sofrido, o Tricolor tentou ir para o abafa, mas o Dragão do Sul segurou a pressão e garantiu o resultado favorável.

Bahia e Itabuna voltam a se enfrentar no próximo sábado (18), às 16 horas, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano. Antes disso, o Esquadrão tem partida decisiva pela Copa do Nordeste, enfrentando o Fluminense-PI, na terça-feira (14), às 21h30, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI, pela penúltima rodada da fase de grupos do torneio regional.

SEMIFINAIS DO BAIANÃO

JOGOS DE IDA

Sábado, 11/03
16h – Itabuna 1 x 0 Bahia (Ribeirão)

Domingo, 12/03
16h – Juazeirense x Jacuipense (Adauto Moraes)

JOGOS DE VOLTA

Sábado, 18/03
16h – Bahia x Itabuna (Fonte Nova)

Domingo, 19/03
16h – Jacuipense x Juazeirense (Eliel Martins)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário