MP-BA avalia possibilidade de retorno da torcida mista no Ba-Vi

Bahia e Vitória serão notificados da instauração do procedimento terão um prazo de 15 dias para apresentar suas alegações.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Os clássicos Ba-Vis vem sendo disputados com torcida única desde 2018. Em janeiro, o Bahia venceu o Vitória por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano, apenas com tricolores no estádio. No entanto, para o próximo Ba-Vi, marcado para o dia 5 de março, também na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste, a situação pode mudar.

 

Em nota, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a adoção da torcida única no Ba-Vi e avalia a possibilidade de retorno da torcida mista no clássico. A promotora Thelma Leal de Oliveira solicitou à Polícia Militar registros de ocorrências com torcedores dos times Bahia e Vitória, envolvendo torcidas organizadas ou não, em 2023.

Bahia e Vitória serão notificados da instauração do procedimento terão um prazo de 15 dias para apresentar suas alegações sobre a torcida única nos clássicos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) foram oficiadas para que tomem conhecimento e apresentem manifestação.

A recomendação de torcida única aconteceu após um Ba-Vi de 2017, quando houve uma confusão no clássico do dia 9 de abril daquele ano. Após a partida na Fonte Nova, um torcedor do Bahia foi morto e outro baleado. Em fevereiro de 2018, o clássico voltou a ter a presença das duas torcidas, mas ficou marcado por uma confusão generalizada dentro de campo, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória.

Além da briga dentro de campo, foi registrado naquele clássico um confronto entre integrantes de torcidas organizadas de Bahia e Vitória, na região da Baixa dos Sapateiros. Uma guarnição da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) precisou intervir disparando tiros para o alto. Dentro do estádio, a torcida rubro-negra invadiu uma área destinada aos torcedores do Bahia, enquanto a torcida visitante depredou as dependências da praça esportiva.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário