Ex-Bahia, lateral João Pedro acerta retorno ao futebol brasileiro

João Pedro rescindiu com o Porto e acertou com o Grêmio.

O lateral-direito João Pedro, com passagens pelo Esporte Clube Bahia, está de volta ao futebol brasileiro. Fora dos planos do Porto, de Portugal, o jogador de 26 anos rescindiu o contrato e vai assinar com o Grêmio em definitivo. Ele é esperado no CT Luiz Carvalho nesta semana. O atleta já estava apalavrado com o clube gaúcho desde o final do ano passado e aguarda apenas a liberação do clube português. Nas últimas duas temporadas, João Pedro sofreu com as lesões e disputou apenas 15 jogos, sete pelo Bahia e oito pelo Corinthians.

 

Natural de Presidente Bernardes, João Pedro Maturano dos Santos foi revelado no Palmeiras, mas nunca chegou a despontar no clube paulista, sendo emprestado a Chapecoense (2017) e Bahia (2018). Na primeira passagem pelo Esquadrão, atuou 17 partidas. Ele chegou emprestado pelo Verdão, porém, no contrato existia uma cláusula onde obrigava o Esquadrão a liberá-lo em caso de alguma proposta. O Porto, de Portugal, se interessou pelo jogador e pagou 4 milhões de euros (R$ 17,5 milhões).

O Verdão tinha 50% dos direitos econômicos e repassou 10% ao clube baiano como taxa de vitrine. Em Portugal, não vingou, e só jogou 13 jogos e marcou dois gols pelo Porto B, na segunda divisão nacional. Retornou o Bahia em agosto de 2019 emprestado pelo Porto, e chegou a tomar a titularidade de Nino, porém, em agosto de 2020, sofreu uma grave lesão e precisou passar por cirurgia. Quando voltou, não conseguiu mais recuperar seu espaço. Na segunda passagem, foram 40 jogos e um gol marcado. Após deixar o Tricolor, foi emprestado ao Corinthians, mas fez apenas 8 jogos em duas temporadas.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário