Primeiro Ba-Vi da temporada 2023, o Bahia precisando vencer para se redimir das derrotas seguidas para Sampaio Corrêa e Jacobinense, além disso, mirando a liderança do Campeonato Baiano. Já o Vitória buscando confirmar a reabilitação, e necessitando dos 3 pontos para se afastar da zona de rebaixamento e alcançar o G-4. Em clássico equilibrado, com 1º tempo agitado e um 2º tempo morno, quem levou a melhor foi o Esquadrão, que venceu por 1 a 0, diante de 46.456 torcedores na Arena Fonte Nova, com gol marcado pelo atacante Kayky, chegando a 10 jogos seguidos sem perder para o rival pelo Estadual.
Com o triunfo, o Esporte Clube Bahia chegou aos 12 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Baiano, superando Itabuna e Jacuipense, que empataram por 1 a 1 no sábado e contabilizam 10 pontos. Já o Esporte clube Vitória se complica na competição, já que permanece com 4 pontos no 8º lugar, e pode ver a distância para o G-4 aumentar, além de poder retornar à zona de rebaixamento caso o Bahia de Feira vença na rodada.
O primeiro tempo começou truncado e nervoso, com o Bahia tendo mais posse de bola e o Vitória se defendendo bem, mas aos 18 minutos, Acevedo deu passe milimétrico para Kayky, que driblou Dalton e tocou para o gol vazio, a bola ainda tocou na trave entrar de entrar. Após o gol, o Vitória acordou em campo e criou algumas chances, duas delas claríssimas, ambas aproveitando erros defensivos do Tricolor.
Kanu e Acevedo saíram jogando errado, Rafinha ficou com o gol aberto, mas finalizou para fora, enquanto Tréllez aproveitou cochilo de Raul Gustavo, roubou a bola e parou em grande defesa de Marcos Felipe. O Esquadrão também teve oportunidades de ampliar e não aproveitou, em uma delas carimbou a trave com Rezende. No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado, com os dois times buscando o gol, mas sem a mesma agressividade da primeira etapa, muita tensão e pouca criatividade.
Na sequência na competição, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Barcelona de Ilhéus, na próxima quarta-feira (1º), às 21h30, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. Três dias depois, o Esquadrão volta a jogar pela Copa do Nordeste, contra o Ferroviário, no sábado (04), às 20h30, na Arena Fonte Nova, pela 2ª rodada, buscando se recuperar da derrota na estreia contra o Sampaio Corrêa por 1 a 0.
O próximo compromisso do Esporte Clube Vitória é na quinta-feira (02), às 19h15, diante do Jacobinense, no Estádio Manoel Barradas, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. No domingo (05), o Leão joga pela 2ª rodada da Copa do Nordeste, contra o CSA, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na estreia, empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz, no Barradão.
JOGOS DA 5ª RODADA DO BAIANÃO
SÁBADO, 28/01
16h00 – Jacuipense 1 x 1 Itabuna
DOMINGO, 29/01
16h00 – Bahia 1 x 0 Vitória
18h00 – Barcelona x Doce Mel
18h30 – Jacobinense x Atlético
TERÇA, 31/01
20h30 – Juazeirense x Bahia de Feira
- Após deixar o Bahia, meia-atacante vai jogar no Aparecidense
- Goulart avalia momento na carreira e diz ser gratificante atuar no Bahia
- Bahia x Vitória: confira o histórico geral de confrontos do Ba-Vi
- Conheça os jogadores que vão disputar o Ba-Vi pela primeira vez
- Atacante do Itabuna valoriza empate fora de casa e foca no Atlético-BA