Em busca de um camisa 9 para a temporada 2023, o Cruzeiro está próximo de acertar a contratação do atacante Gilberto, de 33 anos, que tem contrato com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, até junho de 2023, mas deseja retornar ao futebol brasileiro. Segundo informação do jornalista Samuel Venâncio, as negociações avançaram e caminham para um desfecho positivo para o clube mineiro. O ex-centroavante do Bahia tenta antecipar sua saída do clube árabe. Ele, inclusive, começou a seguir a Raposa e Ronaldo Fenômeno nas redes sociais, aumentando os rumores sobre a chegada ao clube.
Gilberto e Cruzeiro já chegaram a um entendimento. Falta agora o clube mineiro conseguir a liberação do atacante junto ao Al-Wasl. Caso não consiga, ele só chegaria no meio do ano, quando encerrasse o contrato. Pelo Al Wasl, Gilberto participou de 31 jogos na última temporada, marcou 15 gols e deu cinco assistências.
Natural de Piranhas, no Alagoas, Gilberto Oliveira Souza Júnior foi revelado no Santa Cruz e acumula passagens também por Vera Cruz-PE, Internacional, Sport-PE, São Paulo, Portuguesa, Toronto FC do Canadá, Vasco, Chicago Fire dos Estados Unidos. O centroavante chegou ao Bahia em 2018, após passagem apagada pelo Yeni Malatyaspor, da Turquia, com apenas 2 gols marcados em 12 jogos.
No Esquadrão, Gilberto não demorou para cair nas graças da torcida. Ao todo, disputou 189 jogos, marcou 83 gols e contribuiu com 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. O camisa 9 entrou no rol dos maiores artilheiros do Bahia, além disso, se tornou o maior goleador do Esquadrão e de um clube nordestino na Série A. Após três anos e meio, deixou o Tricolor e assinou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, onde atuou 30 vezes, marcou 15 gols e deu 5 assistências.
- Chávez vê semelhança entre Bahia e Del Valle, e mostra confiança
- Volante quer conquistar título baiano de número 50 do Bahia
- Ex-Barcelona, técnico espanhol é cotado para assumir a Seleção
- Com intervalo curto, Burse não garante manutenção da equipe
- Bahia vence o Santo André de virada e avança à 3ª fase da Copinha